Projeto arranca elogios, mas gera questionamentos sobre o trânsito

Lydia Gismondi
Rio de Janeiro

Com praia exclusiva, parque de recreação e “Rua Carioca”, o projeto da Vila Olímpica foi um dos destaques do primeiro dia de apresentações dos organizadores do Rio 2016 para a comitiva de inspeção do Comitê Olímpico Internacional. Com 34 edifícios na Barra da Tijuca, o projeto tem atrativos que prometem agradar aos atletas, mas levantou dúvidas sobre o orçamento e o difícil acesso para quem parte de outras zonas da cidade.

Divulgação/Divulgação

O projeto da Vila Olímpica para 2016 foi apresentado nesta quarta e arrancou elogios e questionamentos

Agberto Guimarães, diretor de Esportes do comitê de candidatura, mostrou alguns detalhes do projeto para as instalações esportivas, divididas em quatro zonas (Maracanã, Deodoro, Barra e Copacabana). Neste aspecto, um dos pontos ressaltados foi a concentração de 14 esportes na região da Barra.

- A Barra será o coração dos Jogos, já que boa parte da competição será realizada lá. Cerca de 75% dos locais de treinamentos estão posicionados a menos de 15 minutos da Vila Olímpica – disse Agberto.

O diretor internacional do Comitê Rio 2016, Mario Cilenti, apresentou o projeto para a Vila Olímpica. Os modernos 34 edifícios (17.700 camas) propostos são acompanhados por vários atrativos que prometem chamar a atenção dos atletas.

- Os três elementos que fazem da nossa vila única são: a vila de treinamento para 11 esportes; um parque reservado para todo o tipo de recreação e uma praia olímpica privada – ressaltou.

O nadador campeão paraolímpico Daniel Dias participou da apresentação e fez elogios.

- Foi uma honra participar dessa reunião, representar também os paraolímpicos. É uma prova de que eles estão pensando em uma só competição. Ficamos satisfeitos com o que vimos. Vamos ter uma praia só pra gente. Isso é realmente fantástico.

Apesar dos elogios, os representantes do Comitê Rio 2016 não escaparam de questionamentos sobre o possível problema de trânsito e sobre como seria feito o financiamento do projeto. Um jornalista americano perguntou como os organizadores pretendiam resolver o problema do trânsito, já que os competidores de remo, vôlei e atletismo demorariam “horas” para chegar à Vila Olímpica. Os organizadores citaram faixas exclusivas de trânsito para atenuar o problema.

Em contrapartida, a ex-jogadora de vôlei de praia Adriana Behar afirmou que, em Sydney, os atletas levavam 1h30m para chegar ao local de treinamento. Sobre o financiamento, Mario Cilenti explicou que a Caixa Econômica Federal já deu todas as garantias necessárias para a construção.

No minuto final, capixaba derrota o eneacampeão por 15,75 a 15,25

GLOBOESPORTE.COM
Balneário Camboriú, SC

Lucas Nogueira vence eneacampeão mundial Mike Stewart e fica com o título

Dia de festa para os capixabas em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Depois da vitória da tetracampeã Neymara Carvalho, foi a vez de outro capixaba, Lucas Nogueira conquistar o título. Aos 24 anos, Lucas derrotou o experiente eneacampeão Mike Stewart na última onda da bateria e ganhou a segunda etapa do Circuito Mundial de Bodyboard com 15,75 a 15,25. A torcida que lotou a Praia do Estaleirinho foi à loucura com a virada do brasileiro sobre a lenda viva do esporte, que há 20 anos não competia no Brasil.

O havaiano Mike Stewart foi o terceiro campeão mundial que Lucas Nogueira derrotou na competição. Pela semifinal, Lucas bateu o defensor do título da etapa catarinense e atual campeão mundial, Uri Valadão. E nas primeiras fases, o capixaba despachou o carioca Paulo Barcellos.

Aos 46 anos, Mike Stewart mostrou sua experiência na escolha das ondas e largou na frente com notas 7,75 e 7,50. Lucas Nogueira correu atrás e, depois de algumas ondas ruins, iniciou uma reação com 6,00 e 8,75. Porém, as notas não eram suficientes. O capixaba ainda precisava de um 6,50 para ficar na frente. Aos 40 segundos para o término da bateria, o brasileiro conseguiu arrancar um 7,00 dos juízes e venceu por 15,75 a 15,25.

- Tive que ter muita calma. Toda hora a galera gritava que vinha uma série, só que as ondas estavam fechando muito e tive que esperar por uma boa. Demorou, mas veio no fim. Esse é o dia mais feliz da minha vida. Eu estava bem preparado e bater o Mike numa final é um sonho para mim - vibrou Lucas.

Desde 1989, quando Mike Stewart derrotou o carioca Xandinho, já falecido, na Barra da Tijuca, o havaiano não competia no Brasil:

- Sempre que eu entro numa bateria, principalmente na final, é com vontade de ganhar. Mas estou muito contente com meu resultado. Agradeço todo apoio das pessoas daqui do Brasil. A torcida aqui é incrível e espero voltar mais vezes - prometeu o eneacampeão mundial Mike Stewart.

Resultado :

1. Lucas Nogueira (BRA)
2. Mike Stewart (HAV)
3. Renê Xavier (BRA)
3. Uri Valadão (BRA)

Aos 36 anos, o pugilista americano se despede oficialmente dos ringues

GLOBOESPORTE.COM
Lons Angeles, Califórnia

Agência/AFP

O boxeador Oscar de la Hoya se emocionou, no dia 14 de abril, em Los Angeles, Califórnia. Após anunciar sua aposentadoria e realizar sua última turnê mundial, o pugilista naturalizado americano não conseguiu conter a emoção no evento oficial que marca a sua despedida dos ringues. De la Hoya se aposenta aos 36 anos.

Com 58 vitórias na carreira, Greg Page tinha o lado direito do corpo paralisado há oito anos por danos cerebrais sofridos numa luta em 2001

Das agências de notícias
Louisville, EUA

Agência/Getty Images
Agência/Getty Images

Page no ringue: o lutador morreu nesta segunda

Ex-campeão mundial dos pesos pesados, o boxeador americano Greg Page morreu nesta segunda-feira na cidade de Louisville, nos Estados Unidos. Aos 50 anos, ele sofria com as sequelas de uma lesão cerebral causada na luta contra Dale Crowe, em 2001. Page tinha o lado direito do corpo paralisado e se locomovia numa cadeira de rodas.

O boxeador começou a carreira como sparring de Muhammad Ali e foi dono do cinturão dos pesados de dezembro de 1984 a abril de 1985. Ele venceu 58 lutas na carreira, sendo 48 por nocaute, 17 derrotas e um empate.

Thurso recebe etapa seis estrelas prime ds divisão de acesso

Divulgação/Divulgação

Thurso: ondas tubulares e cristalinas

Nove surfistas brasileiros, além de pranchas, devem ter levado roupas de borracha, botinhas, luvas e gorro para Thurso. A cidade escocesa divide com Trestles, na Califórnia, as atenções nesta semana: também recebe uma etapa seis estrelas prime do WQS, a divisão de acesso mundial. A temperatura média do mar por lá é de oito graus, mas a proximidade do verão escocês faz com que a água fique ainda mais fria, pois é a época em que os icebergs derretem.

Wiggolly Dantas, Jano Belo, Jorge Spanner, Yuri Sodré, Renato Galvão, Leo Neves, André Silva, Diego Rosa e João Gutemberg serão os corajosos representantes do Brasil. No ano passado, o campeão foi o australiano Adam Robertson. Os melhores brasucas foram Jean da Silva, Bernardo Pigmeu e Renato Galvão, que pararam na quarta fase.

Thurso fica no nordeste do Reino Unido

A primeira vez que o gelado mar escocês recebeu uma competição do WQS foi em 2006. A cidade de Thurso, nordeste do Reino Unido, fica perto dos icebergs e tem ondas parecidas com as de Sumatra, na Indonésia.

O local foi descoberto pelos surfistas na década de 70. Nas proximidades da cidade existem alguns picos com ótimas ondas, como Brims Ness. Mas um deles é especial: Thurso East, palco principal do evento. As ondas por lá chegam a 4m.

Catarinense é um dos 21 brasileiros inscritos em WQS seis estrelas prime.

Daniel Smorigo/ASP
Daniel Smorigo/ASP

Neco Padaratz vai voltar a competir

Sete meses atrás, Neco Padaratz deixava Trestles machucado. Uma contusão nas costas o fez abrir mão das últimas etapas do Circuito Mundial. Nesta semana, ele voltará a vestir uma camiseta de competição. Assim como o GLOBOESPORTE.COM antecipou, ele disputará, a partir desta quarta-feira, a etapa seis estrelas prime da divisão de acesso mundial (WQS) nas ondas da Califórnia.

Machucado, Neco abriu mão de três etapas no ano passado e, com isso, perdeu seu lugar na elite mundial. Poderia ter pedido uma das três vagas destinadas aos surfistas que se lesionam, mas preferiu adiar o pedido para 2010. Continuou na Califórnia, onde mora com a dentista Ana Paula, mãe de seu segundo filho, Zion, de dois meses.

A estreia de Neco no WQS californiano será apenas na segunda fase, provavelmente na quinta-feira. Ele está na bateria contra o espanhol Aritz Aranburu e o americano Taner Gudauskas.

Além de Neco, o Brasil será representado por 20 surfistas. Entre eles, o paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, brasileiro mais bem classificado no ranking do Circuito Mundial: sexto. O cearense Heitor Alves, também integrante da elite, é outro confirmado.

Vice-líder do ranking WQS, o potiguar Jadson André vai estrear na segunda fase, contra o australiano Kirk Flintoff.

Ele representa tudo o que é bom no futebol’, diz Platini

Das agências de notícias
Manchester, Inglaterra

O ex-jogador inglês Bobby Charlton recebeu nesta quarta-feira um prêmio da Uefa em reconhecimento pela contribuição ao desenvolvimento do futebol europeu. A distinção foi entregue pelo francês Michel Platini, presidente da entidade, em cerimônia realizada no estádio de Old Trafford, casa do Manchester United - clube que Charlton defendeu entre 1954 e 1973 – antes da semifinal da Liga dos Campeões entre os Red Devils e o Arsenal.

Agência/Getty Images

Bobby Charlton mostra o prêmio dado pela Uefa ao lado de Michel Platini

Bobby Charlton, de 72 anos, entrou para a história do futebol não só pelas atuações em campo, mas também por seu cavalheirismo.

- Ele representa tudo o que é bom no futebol: o fair play, o respeito e a verdadeira lealdade, o que o torna um bom exemplo para futuras gerações tanto fora como dentro de campo - comentou Platini.

O escocês Alex Ferguson, atual treinador do Manchester United, disse que, ao pensar em esportistas que agiram corretamente na carreira, "o primeiro e melhor exemplo" que lhe vem à cabeça é o de Charlton.

Sobrevivente do acidente aéreo que matou grande parte do elenco do Manchester em fevereiro de 1958, o ex-jogador inglês se junta ao argentino Alfredo di Stéfano e o holandês Frank Rijkaard, que também já levaram a honraria da Uefa.

Charlton conquistou três vezes o Campeonato Inglês, uma Copa da Europa (atual Liga dos Campeões) e uma Copa do Mundo (1966). Ele é o maior artilheiro da história do English Team com 49 gols em 106 jogos. Desde 1984 ele faz parte da diretoria do Manchester United, e foi nomeado Presidente de Honra do clube.

Rei e técnico da seleção exibiram troféus durante encontro no Pacaembu

Agência/Agencia Estado

Dunga e Pelé exibem a Taça Fifa, conquista pelo Brasil em 1994 e 2002

O técnico Dunga e Pelé se encontraram nesta quarta-feira, durante um evento no Pacaembu, que contou com a presença dos dois principais troféus da Fifa: uma réplica da Jules Rimet, vencida pelo Brasil em 1970, e a Taça Fifa, entregue aos campeões do mundo desde 1974.

Tricampeão da Jules Rimet, o Rei pediu a Dunga, que levantou a Taça Fifa em 1994, a conquista do troféu novamente em 2010, na África do Sul.

- Eu quero essa taça aqui também. Nós conquistamos a Jules Rimet, e eu espero que o Brasil conquiste essa também – disse o eterno camisa 10.

‘Foi uma manhã nota 10’, afirmou o governador Sérgio Cabral ao deixar o Copacabana Palace de manhã. Segunda reunião será no período da tarde.

Marcia Foletto/AGÊNCIA O GLOBO
Marcia Foletto/AGÊNCIA O GLOBO

As autoridades brasileira receberam os integrantes do COI na manhã desta quarta-feira

Após a primeira sabatina com os integrantes do Comitê Olímpico Internacional (COI), as autoridades brasileiras deixaram o Copacabana Palace esbanjando otimismo. O discurso dos políticos estava afinado: do prefeito da cidade ao ministro do Esporte, todos disseram que as atividades da manhã ajudaram a convencer a comitiva de que o Rio está preparado para os Jogos de 2016.

- Todas as perguntas feitas pelos membros do Comitê foram respondidas com muita precisão. Podemos dizer que, nesta primeira parte da avaliação, nos saímos muito bem. Foi sem dúvida uma manhã nota 10. O fato de o Rio sediar vários eventos esportivos mostra que estamos no caminho certo – avaliou o governador Sérgio Cabral.

O prefeito Eduardo Paes destacou a apresentação da velejadora Isabel Swan, bronze em Pequim. Ela participou da reunião ao lado do nadador paraolímpico Daniel Dias.

- Todo mundo na mesa se emocionou quando ela falou. Cada vez mais, os integrantes do COI percebem a mobilização desta cidade para promover a candidatura. É uma oportunidade única para a Cidade Maravilhosa, e a proposta do Rio é muito consistente – disse o prefeito.

O ministro do Esporte, Orlando Silva, garante que a comitiva do COI gostou do que viu e ouviu na primeira reunião.

- A comissão de avaliação ficou muito impressionada com nosso projeto. Procuramos transmitir as condições necessárias para que o Rio e o Brasil possam organizar as Olimpíadas. Se o Obama disse que o Lula é o cara, para eles nós tentamos mostrar que o Brasil é o país.

Baixinho elogia recuperação do Fenômeno e diz que profissionalismo do futebol paulista colabora para boas atuações do atacante corintiano.

Se dependesse do ex-jogador Romário, o atacante Ronaldo estaria bem perto de realizar seu desejo de voltar à seleção brasileira. Em matéria publicada pelo jornal “O Globo” nesta terça-feira, o Baixinho, que atualmente trabalha como colaborador do América, no Rio de Janeiro, fez coro com os recentes elogios à atuação do Fenômeno na vitória do Corinthians por 3 a 1 sobre o Santos na primeira partida da final do Campeonato Paulista, no domingo passado.

- Se continuar marcando gols, Ronaldo inevitavelmente tem que ter uma chance na seleção brasileira. Será merecido. Mas duvido que ele esteja pensando em seleção neste momento. Tenho um amigo lá (o técnico Dunga) que, se o Ronaldo mantiver o atual nível, vai ter interesse em contar com ele. Ronaldo vive de gols. E está fazendo muitos gols – disse Romário, em entrevista a “O Globo”.

Para Romário, a estrutura oferecida pelo Timão está sendo fundamental para a recuperação de Ronaldo, que dificilmente aconteceria da mesma forma no futebol carioca.

- Existe uma diferença muito grande entre o futebol daqui (do Rio de Janeiro) e o de São Paulo. O profissionalismo é muito maior lá. Mas é preciso também elogiar o presidente do Corinthians, Andrés Sanches, que levou o Ronaldo para o clube e está dando a ele todas as condições para jogar bem - concluiu.

Em enquete realizada pelo Globoesporte.com, mais de 150 mil internautas responderam à pergunta "Ronaldo merece voltar para a seleção?". O resultado: 82% sim, 18% não.

Corintiano, presidente brinca e já lamenta possível desfalque do Timão, em caso de convocação do Fenômeno.
O presidente Lula engrossou o coro de defensores da volta de Ronaldo à seleção brasileira. Em Manaus, Lula comemorou, nesta terça-feira, a vitória do Corinthians sobre o Santos por 3 a 1, na primeira partida da final do Campeonato Paulista, no domingo passado, e não poupou elogios ao Fenômeno, a quem chamou de Fofão - em referência ao personagem do programa de televisão infantil "Balão Mágico".

- O Fofão está comendo a bola. A recuperação dele é uma coisa que nos alegra pela sua perseverança. Admiro as pessoas que não desistem nunca. Tem gente que na primeira gripe fica deitado e o Ronaldão está colhendo o que ele plantou.

Corintiano, o presidente brincou, se dizendo preocupado com o desfalque que seu time do coração sofrerá, quando o atacante voltar a ser convocado para a seleção brasileira.

- Nosso problema é que logo, logo, o Dunga vai ter que convocá-lo para seleção e vamos perder nosso centroavante. Seria extraordinário se ele voltasse para seleção.

Marco Aurélio Cunha foi à casa do goleiro são-paulino no último sábado e disse que a recuperação está ótima.

O dirigente do São Paulo Marco Aurélio Cunha, que também é médico ortopedista, esteve na casa do goleiro Rogério Ceni para visitá-lo, no último sábado, e garantiu que a recuperação do capitão Tricolor é excelente. Por isso, a previsão de retorno do atleta pode diminuir de seis para quatro meses, o que possibilitaria atuar nos últimos jogos do Brasileirão. Além disso, o superintendente de futebol do clube confirmou que a cicatrização da cirurgia no tornolezo esquerdo está quase concluída.

- A recuperação da contusão de Rogério tem sido ótima. A cicatrização do procedimento cirúrgico é fundamental para acelerar a volta dele. Acho que em quatro meses ele retorna aos campos.

Marco Aurélio explicou que dentro de uma semana até dez dias a fase de fisioterapia intensa deve começar e que, pela determinação de Ceni, os médicos podem se surpreender com o resultado. Caso o goleiro retorne em quatro meses, ele poderá disputar a fase final do Campeonato Brasileiro.

- Nesses próximos dias ele já deve colocar o pé no chão. Já faz movimentos leves com o tornozelo e a fisioterapia mais pesada terá início, provavelmente, no fim da próxima semana.

Meia-atacante vem amargando a reserva no Milan.
Divulgação/AcMilan.com

Gaúcho no banco: cena constante no Milan

Em má fase no Milan, o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho começa a receber muitas críticas da imprensa italiana. Os jornais da Velha Bota questionam se a crise é temporária ou se o jogador brasileiro está diante de um "eclipse definitivo", após Ronaldinho ter sido eleito pela Fifa o melhor do mundo nos anos de 2004 e 2005. A informação é da agência de notícias italiana “Ansa”.

De acordo com os jornais locais, Ronaldinho estaria decepcionado porque esperava iniciar a partida contra o Palermo, no último final de semana, como titular, uma vez que o atacante Alexandre Pato não poderia jogar por conta de uma lesão. O meia, entretanto, só foi utilizado pelo técnico Carlo Ancelotti a partir dos 19 minutos do segundo tempo.

Esta foi a nona partida consecutiva em que ele começa no bando de reservas. Na maioria das vezes, o jogador entra na segunda etapa, mas tem atuações apagadas. Ronaldinho só jogou como titular em três partidas do Campeonato Italiano

Repórter Eric Faria confirma no programa Redação SporTV que o Imperador deve começar a treinar na Gávea no dia 11 de maio.

O Flamengo pode anunciar o retorno do atacante Adriano à Gávea já na próxima semana. Segundo informações do repórter da Rede Globo Eric Faria, em entrevista ao programa Redação SporTV desta quarta-feira, o Imperador deve começar a treinar com o elenco rubro-negro no próximo dia 11, um dia depois da estreia do time no Campeonato Brasileiro, contra o Cruzeiro.

- A contratação do Adriano pode ser anunciada já na próxima semana. A tendência é que ele comece a treinar no Flamengo no dia 11 de maio, até porque ele ainda tem que resolver alguns problemas em Milão. Só por isso ele não começaria a treinar na Gávea na próxima segunda-feira - informou Eric Faria.

Ainda de acordo com Eric Faria, o empresário do Imperador, Gilmar Rinaldi, já fez um planejamento para a recuperação física do atacante, que rescindiu contrato com o Internazionale de Milão, da Itália, junto com o departamento médico do Flamengo. Todo esse trabalho seria feito da mesma forma que aconteceu com Ronaldo, no Corinthians. O que ainda estaria pendente, seria o acordo financeiro entre o atleta e o clube carioca.

- O salário ainda não está acertado, falta alguma coisa da parte financeira. Mas o José Luis Runco, médico do Flamengo e da seleção brasileira, conversou com o Gilmar Rinaldi, empresário do Adriano, e eles já traçaram planos de recuperação física para o Adriano, mais ou menos nos moldes do que foi feito com o Ronaldo. Obviamente, o Adriano está em um estágio mais avançado do que o Fenômeno estava. Ele já está fazendo uma preparação, mais uma recuperação atlética mesmo. A gente espera que ele já entre quase em ponto de bala mesmo - finalizou Eric.

Na tarde desta terça-feira, Adriano garantiu ao GLOBOESPORTE.COM que "se fosse para voltar a jogar, seria no Flamengo" e que "a vontade de atuar no clube da Gávea era absurda".

;;