Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, vice-líder do campeonato diz que na Brawn GP não há favorecimento a qualquer dos pilotos


Agência/EFE
Rubens Barrichello não revela o segredo de como conseguirá superar Jenson Button

Mesmo com uma desvantagem de 26 pontos em relação ao companheiro Jenson Button, líder da temporada 2009, Rubens Barrichello diz que a Brawn GP não favorece qualquer de seus pilotos. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, por e-mail, o brasileiro afirma que não está satisfeito com seu início de campeonato e recusa a desistir da briga pelo sonhado título mundial neste ano.

- A situação da equipe é ótima e estou orgulhoso de todos, porque ninguém deixou o sucesso que tivemos até aqui subir à cabeça. Não houve nenhum favorecimento e acredito que não haverá enquanto existir chances matemáticas para ambos os pilotos. Mesmo se eu tivesse ganho as sete provas, esperaria mais. Fui feito assim. Gostaria de ter ganho algumas corridas, mas não ganhei. Continuo na luta firme e forte. Quanto ao título, acredito que preciso ganhar uma prova, daí abre a porteira - diz Barrichello.

Com um bom retrospecto em Silverstone, onde subiu ao pódio em 2008 com o deficiente carro da Honda e venceu em 2003, Barrichello acredita em uma mudança de sorte na temporada. O brasileiro também brinca com o fato de ter de derrotar seu companheiro de equipe em terreno adversário.

- A situação é muito boa. Temos um carro extremamente competitivo em todas as provas. Acho que o Jenson está muito bem, mas é algo totalmente recuperável. Silverstone é a pista de que mais gosto no calendário e vamos trabalhar muito para termos um bom fim de semana. Qual a tática para bater o Jenson? Esse é o meu segredo - brinca.

Button é do bem, diz Barrichello

Ao ser perguntado sobre a relação com Jenson Button em comparação a que ele tinha com Michael Schumacher na Ferrari, Barrichello não pestanejou. Para ele, o inglês pode ser considerado um amigo após quase quatro temporadas juntos:

- Muito melhor. O Jenson Button é uma pessoa totalmente do bem. Como já disse outra vez, o considero um amigo.

Sobre o futuro, o brasileiro está alinhado com as opiniões dos companheiros de profissão, que apoiam as reivindicações da Associação das Equipes da Fórmula 1 (Fota) na briga contra a Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Barrichello quer poucas alterações nas regras para 2010.


- Nós, pilotos, estamos associados e juntos com a Fota. Queremos um campeonato honesto e com poucas mudanças de regras.