Com a base renovada, Brasil começa seu caminho no Mundial de Judô de Roterdã
Postado por Marlon Campos às 16:19Entre promessas e judocas consagrados, seleção brasileira tem em Luciano Corrêa, Tiago Camilo e Leandro Grilheiro as principais chances de medalha
Luciano Corrêa dá entrevista em Roterdã: judoca chega ao Mundial como principal nome do Brasil
Com uma equipe formada por jovens promessas e judocas experientes, o Brasil chega ao Mundial de Roterdã cercado de expectativas. Depois de ter sua melhor participação em mundiais há dois anos, no Rio de Janeiro, a seleção brasileira terá a missão de mostrar que a aposta em revelações como Nacif Elias e Rafaela Silva no lugar dos consagrados Flávio Canto e Ketleyn Quadros foi acertada. O desafio começa na madrugada desta quarta-feira, no ginásio Sportspalace Ahoy, com transmissão ao vivo do SporTV, a partir das 04h30m.
Ainda que a base da seleção seja formada por revelações dos últimos anos, o Brasil terá também pela primeira vez dois campeões mundiais na equipe. Luciano Corrêa e Tiago Camilo, no entanto, terão expectativas diferentes na Holanda. Enquanto Corrêa defenderá seu título no meio-pesado (-100kg), Camilo disputará seu primeiro mundial na categoria peso médio, para onde migrou após as Olimpíadas de Pequim.
- Chego como franco-atirador em Roterdã. Este é meu primeiro ano numa nova categoria e fiz apenas três competições. De qualquer maneira, os resultados me surpreenderam e tenho certeza que com o trabalho feito dentro do planejamento correto posso alcançar um bom resultado. Mas não deixo a pressão interferir. Sei que as dificuldades serão grandes, mas tudo feito com planejamento dá resultado. Os resultados que obtive já neste primeiro ano na categoria até 90kg mostram o trabalho sério e profissional que está sendo realizado. Estou tranquilo para a disputa do Mundial aqui na Holanda, graças a todo planejamento correto que foi feito – disse Tiago Camilo, que foi campeão mundial na categoria meio-médio no Rio.

Equipe brasileira treina para o Mundial de Judô em Roterdã: aposta em promessas e judocas experientes
Líder do ranking mundial, Luciano Corrêa é a principal aposta brasileira por medalhas em Roterdã. Neste ano, o judoca já chegou a quatro finais, levando o ouro na etapa de Minas Gerais da Copa do Mundo.
- Agora, que estamos aqui, em Roterdã, sinto o clima do Mundial. Estou bem tranquilo, só aguardando o momento da luta. Toda a equipe sente-se muito feliz por estar na Holanda. Estou me dedicando aos treinos, mas o essencial no momento é o equilíbrio mental. Encontrei meus pais hoje (terça) e foi ótimo. É a primeira vez que eles me acompanham em uma competição fora do Brasil e estão muito felizes por estarem aqui. Meu pai está muito empolgado. Ele me aconselhou a ter paciência durante as lutas que tudo dará certo – disse o judoca.
| Masculino | Feminino |
| Denílson Lourenço (até 60 kg); Leandro Cunha (até 66kg); Leandro Guilheiro (até 73kg); Nacif Elias (até 81kg); Tiago Camilo (até 90kg); Luciano Corrêa (até 100kg); Daniel Hernandes (acima de 100kg) | Sarah Menezes (até 48kg); Érika Miranda (até 52kg); Rafaela Silva (até 57kg); Daniele Yuri (até 63kg); Maria Portela (até 70kg); Rochelle Nunes (até 78kg) |
Outro que chega com moral para disputar o Mundial é Leandro Guilheiro. Recuperado das lesões que o seguiram nos últimos dois ciclos olímpicos, Leandrinho ocupa hoje a quarta colocação no ranking mundial da categoria até 73kg. Este ano, ele venceu o Campeonato Pan-Americano e a Copa do Mundo de Belo Horizonte, além de ser prata no Grand Slam do Rio de Janeiro e quinto no Grand Slam de Moscou.
Um dos principais desfalques da equipe brasileira em Roterdã é João Derly, que se recupera de séria lesão muscular e só volta aos tatames em outubro. Campeão mundial no Rio, ele será substituído na categoria meio-leve por Leandro Cunha, que garante estar preparado para a competição.
- Estrear num mundial não significa que eu não seja experiente. Já estive em muitos eventos de alto nível, nos quais a maioria dos judocas que estão aqui para lutar o Mundial também estava. Por isso, não sinto este peso da estreia - diz Leandro, de 28 anos.
Entre os mais novos, o capixaba Nacif Elias talvez seja a principal aposta da seleção. Para representar o país na categoria meio-médio, ele venceu a disputa com o ídolo Flávio Canto.
- Entrei em uma fase excelente. Estou me sentindo forte, pronto para brigar para ser campeão. Mas são os detalhes que fazem a diferença - disse.
Entre as mulheres, destaque para a jovem Rafaela Silva. Revelação do Instituto Reação, no Rio de Janeiro, ela entrou na vaga de Ketleyn Quadros, medalhista nos Jogos Olímpicos de Pequim que não vive boa fase na temporada.
- Estou bastante animada. É um peso a mais ocupar um lugar de uma medalhista olímpica. Mas todo mundo está querendo buscar uma medalha. Acho que tenho condições - disse a campeã mundial júnior no ano passado.
Chaves definidas nesta terça
Em sorteio nesta terça-feira, foram definidas as chaves dos 543 judocas de 100 países, sendo 334 homens e 209 mulheres, que vão participar da competição. E o trio brasileiro que estreia nesta quarta não terá vida fácil. Sarah Menezes, campeã mundial júnior em 2008, terá pela frente na primeira rodada a argentina Paula Pareto, bronze em Pequim. Leandro Cunha pega Bruno Luzia, de Moçambique. Denilson Lourenço fica de stand by e terá de esperar a definição da luta entre o britânico Ashley McKenzie e o ucraniano Georgii Zantaraia.
Confira a programação completa do Mundial:
| Preliminares: 04h30m / Finais: 07h (horário de Brasília) | |
| 26 de agosto | -48kg (Sarah Menezes), -60kg (Denílson Lourenço), -66kg (Leandro Cunha) |
| 27 de agosto | -52kg (Erika Miranda), -57kg (Rafaela Silva), -73kg (Leandro Guilheiro) |
| 28 de agosto | -63kg (Danielli Yuri), -81kg (Nacif Elias) |
| 29 de agosto | -70kg (Maria Portela), -78kg, -90kg (Tiago Camilo) |
| 30 de agosto | +78kg (Rochelle Nunes), -100kg (Luciano Corrêa), +100kg (Daniel Hernandes) |
Marcadores: Lutas
