Brasileira de apenas 19 anos termina em quinto lugar no Mundial


A brasileira Sarah Menezes lutou até o último segundo, mas não conseguiu conquistar a medalha de bronze na categoria ligeiro (até 48kg), no Mundial de Roterdã, nesta quarta-feira. A judoca piauiense de apenas 19 anos perdeu para a coreana Jung-Yeon Chung no golden score e terminou em quinto lugar na competição. O ouro ficou com com a japonesa Tomoko Kukumi.

- É a minha primeira vez em um mundial de sênior. Então, estou feliz. Tudo o que eu treinei eu tentei fazer aqui hoje e acho que consegui aplicar quase tudo. Agora é passar a acreditar mais - disse a brasileira.

Em uma das disputas mais equilibradas do primeiro dia do Mundial de Roterdã, Sarah foi a primeira a conseguir vantagem na luta com um wazari. Logo depois, entretanto, a coreana respondeu com o mesmo golpe e empatou o confronto. No golden score, Jung-Yeon Chung esteve melhor, enquanto a brasileira levou uma punição por não atacar. Com o fim dos 3 minutos do tempo extra, a decisão da luta foi na bandeirada e, por unanimidade, a coreana levou a melhor.

Com o quinto lugar conquistado nesta quarta, o judô feminino brasileiro já empata com o desempenho da última edição do mundial, no Rio, em 2007. Na ocasião, Érika Miranda também terminou em quinto.

Três vitórias até a disputa por medalha

Até chegar à disputa da medalha de bronze, Sarah venceu três lutas. Nos primeiros dois confrontos, superou a argentina medalhista de bronze em Pequim, Paula Pareto, por yuko, e a russa Liudmila Bogdanova por yuko no golden score, prorrogação de 3 minutos em que qualquer golpe decide a luta.

Nas quartas de final, Sarah mostrou muita garra, mas não conseguiu superar a romena campeã olímpica Alina Dumitru. Depois, na repescagem a bielo-russa Volha Leshchankae por 3 yukos a 1 conquistou a vaga na disputa pelo bronze.