Campeão usa time reserva e vence o Hull. Porém, time de Shearer não faz sua parte, é derrotado pelo Aston Villa e vai para a Segundona

Os reservas do Manchester United ajudaram e venceram o Hull City por 1 a 0 neste domingo, mas o tradicional Newcastle foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Inglês sem poder reclamar dos outros: Damien Duff fez um gol contra e a equipe acabou derrotada por 1 a 0 pelo Aston Villa, em Londres, pela última rodada da Premier League. Um empate salvaria o time de Alan Shearer.

Agência/Reuters
Maior artilheiro da história da Premier League, Shearer se desespera com rebaixamento

O resultado deixou a equipe do maior artilheiro da história da liga inglesa, agora treinador, em 18º lugar com 34 pontos. Middlesbrough, derrotado por 2 a 1 pelo West Ham, e West Bromwich também caíram.


Em casa, o Hull City perdeu para o Manchester United, que usou um time reserva, por 1 a 0, gol de Gibson. Assim, o time do brasileiro Giovanni ficou com 35 pontos, em 17º, e escapou do rebaixamento em sua primeira temporada na elite do futebol da Inglaterra.

Quatro vezes campeão inglês no início do século passado (1904/05, 1906/07, 1908/09, 1926/27) e seis vezes campeão da Copa da Inglaterra (1910, 1924, 1932, 1951, 1952, 1955), o Newcastle já havia sido rebaixado outras vezes, mas estava na Primeira Divisão desde a temporada 1993/1994.


Agência/Getty Images
Kevin Nolan parece não acreditar no gol contra de Duff, aos 38 do primeiro tempo

Antes de Shearer assumir, o time passou pelo comando de Kevin Keegan e Joe Kinnear na temporada. Um dos maiores ídolos da história do clube, Shearer aceitou o desafio de tentar salvar a equipe do rebaixamento, mas não conseguiu o objetivo. Recentemente, o ex-atacante afirmou que gostaria de continuar como treinador mesmo na Segunda Divisão.

O gol contra de Duff foi marcado aos 38 do primeiro tempo: após cruzamento de Gareth Bary, o jogador do Newcastle foi tentar cortar e acabou jogando contra a rede do goleiro Steve Harper.

Fora de casa, o campeão Manchester United poupou vários titulares para a final da Liga dos Campeões, quarta-feira, mas conseguiu bater o Hull City por 1 a 0, com belo gol de Gibson aos 24 da etapa inicial. Os brasileiros Rafael e Rodrigo Possebon ganharam chance com o técnico Alex Ferguson e jogaram. Craques como Cristiano Ronaldo, Rooney e Tevez não ficaram nem no banco, descansando para pegar o Barcelona.

Vice-campeão, o Liverpool bateu o Tottenham por 3 a 1. Fernando Torres, Hutton (contra) e Benayoun fizeram para o time de Rafa Benítez, garantido na fase de grupos da Liga dos Campeões. Keane descontou.

Anelka artilheiro do campeonato

O Chelsea, terceiro colocado e também na Champions, fez 3 a 2 sobre o Sunderland, que mesmo com a derrota escapou do rebaixamento. Anelka fez um dos dos Blues e ficou com a artilharia do campeonato: 19 gols marcados, um a mais que Cristiano Ronaldo.

Agência/Reuters
Anelka: artilheiro com 19 gols

O Arsenal ficou em quarto, com a quarta vaga na Liga dos Campeões (passará pela fase eliminatória). Em Londres, os Gunners venceram por 4 a 1 o Stoke City. Beattie, Van Persie (dois) e Diaby marcaram para a equipe de Arsene Wenger.

O Everton fez 2 a 0 sobre o Fulham, chegou a 63 pontos, e terminou em quinto lugar, com classificação para a Liga da Europa (próxima Copa da Uefa). A outra vaga é do sexto colocado Aston Villa, que somou 62 pontos.

Com Robinho, mas sem Elano, o Manchester City se despediu da temporada vencendo o Bolton por 1 a 0, em casa, com gol de Felipe Caicedo. O time treinado por Mark Hughes, que começou o campeonato falando em ser campeão, ficou em 10º (50 pontos), sem vaga em torneios europeus.

Confira todos os jogos da última rodada:

Domingo
Arsenal 4 x 1 Stoke
Aston Villa 1 x 0 Newcastle
Blackburn 0 x 0 West Brom
Fulham 0 x 2 Everton
Hull 0 x 1 Manchester United
Liverpool 3 x 1 Tottenham
Manchester City 1 x 0 Bolton
Sunderland 2 x 3 Chelsea
West Ham 2 x 1 Middlesbrough
Wigan x Portsmouth