Partida em Rustenburg completa a primeira rodada do grupo A da Copa das Confederações


Agência/EFE
Técnico Vicente Del Bosque comanda animado treino da seleção da Espanha na África do Sul

Campeã da Eurocopa 2008, a seleção da Espanha estreia na Copa das Confederações neste domingo, contra a Nova Zelândia, em Rustenburg, como uma das favoritas ao título. De quebra, a Fúria tenta manter contra a seleção da Oceania, que é uma incógnita na competição, uma invencibilidade que já dura 31 partidas.

Invicta desde novembro de 2006, quando perdeu um amistoso para a Romênia, a Espanha entra em campo com dois desfalques consideráveis: Marcos Senna e Iniesta, jogadores que fizeram parte do grupo vencedor da Euro. O técnico Vicente Del Bosque ainda não confirmou quais jogadores entrarão em seus lugares, mas a imprensa espanhola especula que Cazorla e Xabi Alonso façam o meio-de-campo ao lado de Silva e Xavi.

Capitão da equipe, o goleiro Iker Casillas afirmou que se sente orgulhoso por sua equipe ser considerada pelo Brasil a favorita ao título.

- A verdade é que podemos ser considerados favoritos. Somos os primeiros do ranking, mas há também a Itália. Que a Espanha esteja entre as favoritas para conquistar o torneio é importante – disse o jogador que, em seguida, colocou a seleção de Dunga entre os seus favoritos:

- Esqueci antes de incluir o Brasil. Seria uma falta de respeito não tê-lo mencionado. Entre Espanha, Brasil e Itália estará o campeão. A fase de grupos é menos complicada, mas depois os confrontos serão difíceis.

Pelo lado da Nova Zelândia, campeã da Oceania, a meta é tentar surpreender os espanhóis. Na 82ª posição do ranking da Fifa, os “All Whites” vêm de uma boa atuação em um amistoso contra a Itália no meio de semana, no qual venderam caro a derrota de 4 a 3 para a Azzurra que está no grupo B da Copa das Confederações ao lado de Brasil, Egito e Estados Unidos.

Os Kiwis, como também são conhecidos, apostam no entrosamento do time treinado por Ricki Herbert, que mantém a base há alguns anos. A força está no ataque, na dupla formada por Chris Killen, que marcou dois gols em amistoso contra a Itália, e Shane Smeltz, artilheiro da última Copa da Oceania.

Com 1,85 metro de média, a seleção neozelandesa é a mais alta do torneio. Possui, além disso, o jogador mais jovem do campeonato, o atacante de 17 anos Chris Wood, do West Bromwich da Inglaterra.

NOVA ZELÂNDIA ESPANHA
Moss, Mulligan, Lochhead, Vicelich, Boyens, Elliott, Barron, Bertos, Brown, Smeltz, Killen. Casillas, Ramos, Albiol, Puyol, Capdevila, Cazorla, Xavi, Xabi Alonso, Silva, Torres, Villa.
Técnico: Jarrod Smith. Técnico: Vicente Del Bosque.
Estádio: Royal Bafokeng, Rustenburg (África do Sul). Data: 14/06/2009. Horário: 15:30. Árbitro: Coffi Codja (BEN). Auxiliares: Komi Konyoh (TOG) e Alexis Fassinou (BEN)
Transmissão: SporTV exibe a partida ao vivo.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 15:30 (de Brasília).