Seleção anfitriã da Copa das Confederações encara o Iraque, do rodado técnico Bora Milutinovic, em Johanesburgo


Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM
Confronto entre África do Sul e Iraque coloca frente a frente Joel Santana e Bora Milutinovic

Neste domingo, na abertura da Copa das Confederações, Joel Santana e Bora Milutinovic estarão lado a lado à beira do campo comandando África do Sul e Iraque no estádio Ellis Park, em Johanesburgo. A separá-los, uma distância de uns 20 metros e cinco Mundiais.

Criticado pela imprensa do país por sua suposta falta de experiência internacional (embora já tenha trabalhado em países árabes e no Japão), Joel Santana iniciará seu maior desafio no comando da África do Sul justamente contra o rodado Bora Milutinovic, único técnico a dirigir cinco seleções diferentes em Copas.

E Natalino tem a clara obrigação de vencer para colocar o time da casa rumo à semifinal do torneio.

- Estamos otimistas e ansiosos, com o nosso grupo aceso e pronto para começar a festa. O Iraque é uma equipe com um treinador muito experiente, um bom treinador por sinal - afirmou Joel.

Do outro lado, Bora está na confortável posição de franco atirador. Uma situação que ele conhece muito bem desde seus trabalhos pelo México, em 86, Costa Rica, em 90, Estados Unidos, em 94, Nigéria, em 98, e China, em 2002. O técnico sérvio vê a partida de abertura como fundamental para o Iraque, que daria um enorme passo para a classificação com uma vitória. Mas sabe das dificuldades de se enfrentar o time da casa e um técnico do país pentacampeão mundial.

- Joel Santana está fazendo um grande trabalho na África do Sul e vem da escola brasileira, de nomes tão importantes como Carlos Alberto Parreira. Espero que ele tenha muita sorte na Copa do Mundo - disse Bora.

Joel sem problemas para escalar o time

Para o jogo deste domingo, Joel poderá contar com suas duas principais estrelas. Apesar de terem tido problemas físicos durante a semana, os meias Teko Modise e Steven Pienaar estão confirmados pelo técnico contra o Iraque. Joel sabe que um bom resultado na estréia é muito importante para inflamar a torcida sul-africana para o restante da Copa das Confederações.

- Nós não queremos ser apenas patrocinadores desta festa, queremos participar dela também. Os jogadores estão conscientes da importância desta partida e deste torneio para a África e para o nosso país - afirmou o "sul-africano" Joel.

O zagueiro e capitão da África do Sul, Aaron Mokoena, também reconhece o peso e a vantagem de se jogar em casa em uma competição tão importante.

- Este jogo representa muito pra nós, vamos ver do que somos capazes. Algumas pessoas dizem que Iraque e Nova Zelândia são adversários fáceis, mas basta ver os últimos amistosos deles (Iraque 1 x 1 Polônia e Nova Zelândia 3 x 4 Itália) para perceber que teremos jogos muito difíceis antes de chegarmos às semifinais ou à final. Mas estamos prontos - garantiu.

Rafael Pirrho/GLOBOESPORTE.COM
Jogadores do Iraque treinam no estádio Ellis Park

Só que os iraquianos também têm motivos a mais para buscar a vitória. Para um país que vive em guerra há seis anos, ganhar do time da casa na abertura da Copa das Confederações valerá muito mais do que apenas três pontos.


- Queremos que nosso povo seja feliz porque estamos cansados de tantos conflitos. Estamos preparados para dar alegria à população do Iraque e o futebol é a nossa arma para isso. Vencer será ajudá-la espiritualmente, uma forma de levarmos uma coisa boa ao nosso povo - explicou o camisa 10 Younis Mahomoud.

ÁFRICA DO SUL IRAQUE
Khune, Booth, Gaxa, Masilela, Davids, Mokoena, Sibaya, Pienaar, Modise, Fanteni, Parker. Gassid, Abbas, Shakir, Rehema, Karim, Jassim, Majeed, Akram, Karim, Mohammed, Mahmoud.
Técnico: Joel Santana. Técnico: Bora Milutinovic.
Estádio: Ellis Park, Johanesburgo (África do Sul). Data: 14/06/2009. Horário: 11:00. Árbitro: Jorge Larrionda (URU). Auxiliares: Pablo Fandino e Mauricio Espinosa (URU)
Transmissão: SporTV exibe a partida ao vivo.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 11:00 (de Brasília).