Erro do espanhol o deixa em quarto lugar na Catalunha, mas garante a liderança do campeonato do MotoGP. Andrea Iannone é o campeão


Agência/EFE
Simón perde as contas e a corrida

Parece piada, mas não é. Liderando a prova até o final, Julián Simón perdeu a prova de 125 c.c. do MotoGP por comemorar cedo demais. Quando o espanhol viu o aviso de Volta 1 ao cruzar a linha de chegada da etapa da Catalunha, pensou que já havido vencido e diminuiu a velocidade. Porém, ainda faltava uma volta para o término da corrida e, enquanto Simón celebrava com os punhos fechados para cima, Jorge Martínez Aspar, chefe da equipe Aprilia, levava as mãos à cabeça em desespero.

- O erro aconteceu porque a direção da prova demora a mudar o número da volta no relógio grande do circuito. Vi L1 e acreditei que tinha acabado, mas aqui a última volta é a L0 - disse o espanhol.

E o dia de Simón não estava muito bom realmente. Após se enganar nas contas, o espanhol acreditou que havia conseguido se recuperar a tempo para subir ao pódio em terceiro lugar e colocou sua moto no degrau relacionado. Porém, uma revisão da organização o avisou que, por um milésimo de segundo, ele havia ficado na quarta colocação. Apesar de tudo, a atuação do piloto em casa ainda o elevou à liderança do campeonato, com 84 pontos.

Mas a Aprilla não teve tanto prejuízo. Com o engano do espanhol, a vitória ficou com o italiano Andrea Iannone (41m10s494), também piloto da equipe. Ele chegou à frente de Nico Terol (a 2s245) e Sergio Gadea (a 2s330).