CBF dará Taça de Bolinhas ao São Paulo

A taça de bolinhas

Sei que o assunto é chato, batido, mas sei também que é um tema que desperta interesse em pelo menos grande maioria das torcidas de Flamengo, São Paulo e Sport: a Taça de Bolinhas.

Mas, desta vez, ao que parece, estamos próximos do último capítulo desta novela que já se estende por longos e cansativos 22 anos.

É que por obra e graça de um astuto e interessado leitor rubro-negro, que, por motivos particulares me pede o anonimato, a ouvidoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se pronunciou sobre o caso.

Conforme o email que divulgo aqui, enviado pelo ouvidor da entidade Ronald de Almeida Silva ao nobre leitor, a Diretoria de Competições da CBF decidiu conferir ao São Paulo a posse em definitivo do troféu.

Em sua resposta, enviada ao leitor cinco dias após a consulta feita através do site da entidade, Ronald diz que o departamento responsável dá o caso por encerrado.

”Portanto, a chamada “Taça de Bolinhas” será entregue ao clube SÃO PAULO em data a ser definida de comum acordo entre a CBF e o clube”, diz o ouvidor da CBF na alínea h da resposta denominada no comunicado da entidade como “ADENDO 82: COPA UNIÃO 1987, PENTACAMPEÃO BRASILEIRO E A TAÇA DE BOLINHAS: revisão_09”.

Na alínea seguinte, o ouvidor avisa que “A DCO/CBF informou a esta Ouvidoria que “o caso da COPA UNIÃO 1987 está encerrado e arquivado e que nada mais há a comentar sobre o assunto”.

Trata-se de comunicado simplesmente bombástico, pois até hoje não houve um pronunciamento oficial da entidade sobre o impasse causado a partir da criação dos módulos de disputa do Brasileiro de 87.

Oficialmente, o Sport venceu o módulo amarelo e o Flamengo o verde.

Como não houve o cruzamento entre os dois primeiros de cada módulo, a CBF declarou o time pernambucano campeão, embora a opinião pública tenha ficado do lado do time carioca.

Quando o Flamengo de Júnior, Gaúcho, Gilmar e Cia conquistou o Brasileiro de 92, seus dirigentes não foram hábeis o suficiente para conduzir o caso na esfera política.

Ao contrário dos dirigentes do São Paulo que, com o quinto título alcançado em 2007, passaram a trabalhar nos corredores da CBF pela posse do troféu oferecido pela Caixa Econômica Federal e que até hoje mantém em seu poder.

Os rubro-negros acordaram e, em outubro do ano passado, depois de um ano de costura com os presidentes do Clube dos 13 e da CBF, estiveram perto de um acordo salomônico baseado num documento assinado pelos dirigentes do Sport no final dos anos 90, por ocasião da filiação no C13.

Mas, já era tarde.

O índice de rejeição a um acordo de bastidores foi mais forte, e a grita vinda de todos os lados assustou tanto a Fábio Koff, presidente do Clube dos 13, quanto a Ricardo Teixeira, presidente da CBF.

Desde então, os rubro-negros deixaram o tema em segundo plano, e os dirigentes do São Paulo, animados conquista do terceiro Brasileiro consecutivo, seis, desde 1971, se fortaleceram no imbróglio.

Se a versão do ouvidor tiver realmente o aval da diretoria da CBF, como parece não haver dúvidas, estará resolvido o mais longo impasse desta competição em seus 38 anos de disputa.

E o mais curioso, para não dizer lamentável, é que no último dia 25, por ocasião do falecimento do ex-goleiro Zé Carlos, uma nota publicada no mesmo site oficial da entidade, conferia ao finado atleta o título de campeão brasileiro de 1987.

Pelo Flamengo.

Camisa é vendida por 38 libras (R$ 117) no site oficial do clube


Reprodução/Site Oficial do Manchester United
O Manchester United divulgou nesta quarta-feira o seu novo segundo uniforme para temporada 2009/2010. Inspirado na camisa usada pela equipe campeã da Copa da Inglaterra de 1909, o modelo é preto, com detalhe em azul no peito.


Divulgação/Site Oficial do Manchester United
As novas camisas são vendidas por 38 libras (R$ 117) no site oficial do clube.

Filha do ex-jogador Tita, Desiree Queiroz rasga elogios a Natalino e diz que ele conseguiu agradar o povo sul-africano


a/Divulgação
Desiree Queiroz rasgou elogios a Joel Santana e a sua vontade de se expressar em inglês

Ex-tradutora de Joel Santana, a brasileira Desiree Queiroz ficou orgulhosa ao ver o treinador da África do Sul falando inglês durante a última Copa das Confederações. Nem mesmo as derrapadas de Natalino no idioma em alguns momentos a incomodaram.

- Fiquei muito feliz de ter visto o Joel falar inglês em todas as entrevistas, o povo queria ver isso e ele atendeu o pedido – disse Desiree, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

Filha de Tita, ex-jogador do Vasco, Flamengo e seleção brasileira, Desiree está na África do Sul há quase dois anos e é funcionária de uma empresa que presta serviços para Fifa na organização da Copa do Mundo de 2010. Ela acredita no sucesso da competição.

- Quem não vier assistir provavelmente nunca mais terá essa oportunidade - afirmou. Confira abaixo o restante do bate papo com Desiree.

GLOBOESPORTE.COM: O que houve para você não estar mais trabalhando como intérprete do Joel Santana? Ele que pediu?
Desiree: O meu trabalho como intérprete eu fazia quando podia, tenho o compromisso na organização da Copa do Mundo e durante a Copa das Confederações trabalhei muito. Fiquei muito feliz de ter visto o Joel falar inglês em todas as entrevistas, o povo queria ver isso e ele atendeu o pedido.

Divulgação/Arquivo Pessoal
Desiree ao lado de Joel nos tempos que trabalhava como tradutora do técnico

O que você achou dele falando inglês?

Como disse, o povo e a mídia queriam ver ele falando inglês, queriam sentir o esforço dele com o idioma e quando finalmente o Joel se sentiu à vontade para falar, ele falou. As pessoas adoraram ver que ele realmente consegue falar inglês e se comunicar. Mas o mais importante é que ele agradou o povo!

Chegou a escutar o “funk do Joel” (confira no vídeo ao lado)?

Sim, escutei. Mas porque tenho o canal brasileiro na minha televisão. O que importa é que o povo sul-africano esteja feliz, pois, afinal, o Joel é o técnico dos Bafana Bafana!

E em relação a paixão do povo sul-africano pela seleção. O pessoal aí ficou empolgado com a boa campanha da seleção na Copa das Confederações?

O povo aqui é apaixonado pelo futebol e tem uma torcida muito diferente da que estamos acostumados. Aqui eles usam a "Vuvuzela" o jogo todo, cantam e dançam. A Copa das Confederações teve um ótimo clima e será o mesmo na Copa do Mundo. Acho que ninguém esperava o grande desempenho dos Bafana Bafana, mas durante o jogo contra o Brasil na semifinal dava para ver a alegria dos torcedores. Aqui, o povo, se não torce pela África do Sul, torce pelo Brasil. É muito comum ver as pessoas na rua vestindo a camisa da seleção brasileira, para eles, ter visto o time deles jogando contra o Brasil e fazendo um belo jogo realmente ficou guardado na história.

E voltando ao Joel, a imprensa continua pegando no pé dele?

O Joel conquistou o lugar dele com muita honra e trabalho duro. Durante a Copa das Confederações ele pôde mostrar que é a melhor pessoa para este trabalho. Os torcedores adoram e acreditam no Joel. A imprensa está muito satisfeita com o trabalho que a comissão técnica tem feito. Qualquer pessoa que assistiu às partidas viu que houve uma grande mudança - um jogo bonito de assistir.

Você trabalha na organização da Copa. O que você acha da estrutura da África do Sul para o Mundial?

Divulgação/Arquivo Pessoal
Desiree trabalha na organização da Copa

Eu trabalho para a Match Events Services PTY, uma empresa que foi apontada pela Fifa como a provedora oficial de serviços de acomodação para a Copa do Mundo de 2010. A Match também fará o gerenciamento da distribuição de ingressos durante todo o evento. A África do Sul está preparada e estamos trabalhando muito. Este será um torneio diferente, com um estilo africano, Quem não vier assistir provavelmente nunca mais terá essa oportunidade. Este é um pais exótico, cheio de beleza natural, uma história linda e um povo apaixonado pelo futebol.

Segundo ele, Brasil não dá o valor merecido para quem atua na posição



Jorge William/AGÊNCIA O GLOBO
Serginho beija o troféu do octa da Liga Mundial

Serginho voltou ao Brasil com as mãos cheias. De um lado, o troféu do octacampeonato da Liga Mundial. Do outro, o prêmio de melhor jogador, que prefere não enaltecer. Para ele, é mais importante falar sobre o primeiro título da renovada seleção. Porém, espera que o seu triunfo individual ajude na valorização da posição de líbero no país.

- Fico honrado, mas deixo um pouco de lado a conquista individual. Só quero que esse título sirva para valorizar os líberos. Aqui, não somos valorizados. Somos respeitados, mas não valorizados. Espero que esse meu título ajude no crescimento da posição - disse ele, agarrado ao troféu da octa, conquistado em uma final emocionante contra a Sérvia.

Após defender o Piacenza, da Itália, Serginho percebeu que os líberos são vistos de forma grandiosa no exterior. Segundo ele, a posição é vista como indispensável por lá. Atualmente contratado pelo São Bernardo, de São Paulo, o jogador contou que é reconhecido por ter conseguido visibilidade quando atuava no estrangeiro e por ser integrante da seleção. Os demais líberos brasileiros, porém, ainda sofrem com a desvalorização.

- A diferença é gigantesca. Lá fora, os líberos são muito valorizados. Aqui temos ótimos líberos, que nem mencionados são. Agora que viram que um líbero também pode desequilibrar uma partida, espero que deem o devido valor que a posição merece.

Duas placas e 12 parafusos são colocados nos metacarpos fraturados


Na manhã desta quarta-feira, Ronaldo passou por uma cirurgia na mão esquerda para corrigir as fraturas no terceiro e quarto metacarpos e, segundo o site oficial do Corinthians, a operação foi considerada um sucesso. O Fenômeno passa bem e deve ter alta do Hospital São Luiz Itaim nesta quinta.

O médico do clube, Joaquim Grava, supervisionou a intervenção cirúrgica, que foi comandada por Alexandre Santa Cruz. Ronaldo teve placas colocadas nos metacarpos fraturados e 12 parafusos. A sua recuperação total está estimada em 40 dias, o que fará o atacante alvinegro perder oito partidas no Campeonato Brasileiro.

No clássico contra o Palmeiras, em Presidente Prudente, o craque teve que deixar o gramado ainda no primeiro tempo por quebrar a mão após disputa com Souza. O Timão perdeu o jogo por 3 a 0.

Recuperação continua a evoluir e o piloto já dá seus primeiros passos


Estava certa a avaliação de Dino Altmann, diretor médico do Grande Prêmio, que está em Budapeste a pedido da família de Felipe Massa para acompanhar a recuperação do piloto. Ele dissera na terça que o brasileiro tinha condicões clínicas de deixar a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e é isso que acontecerá nesta quarta.

Massa será transferido para um quarto na enfermaria neurológica do Hospital Militar da capital húngara. Na manhã desta quarta, um exame de ressonância magnética já apontou uma diminuição do edema no cérebro e o inchaço no olho esquerdo também está menor. O piloto já deu seus primeiros passos ao redor da cama e, segundo Altmann, conversou por mais tempo do que o esperado para alguém que sofreu uma lesão desse tipo.

Numa dessas conversas, com o amigo e piloto da Stock Car Popó Bueno, o brasileiro já perguntou sobre a possibilidade de correr em Valência, na Espanha, daqui a três semanas e meia.

- Os amigos e a família pensam em ver ele bem, em casa, com saúde, mas o piloto sempre quer voltar a correr logo. Só os médicos podem saber se ele vai poder voltar ainda este ano ou no ano que vem. Quando sofri meu acidente em 2001, a próxima corrida era aqui na Hungria e eu também perguntei sobre ela. Foi quando os médicos me deram um tranco, dizendo que eu quase fiquei sem andar, não podia já estar pensando em correr. Foi isso o que falei pra ele, que ele ainda tem muito que se recuperar para poder voltar - relatou Popó.

Sobre uma possível transferência para Paris ou uma alta definitiva, Altmann contou que ainda é preciso esperar mais uns dias para tomar alguma decisão.

Meia será vendido caso apareça algum clube interessado em cobrir os US$ 5 milhões investidos pelo Colorado


Agência/VIPCOMM
D'Ale se mostrou sorridente nesta terça-feira

D’Alessandro passou a ser um problema no Inter. O meia foi afastado dos treinos com o grupo por ordem da direção, após desacatar Tite no intervalo da derrota para o Botafogo, no Engenhão, no último sábado. Substituído por Giuliano depois de um primeiro tempo ruim, ele reclamou com veemência do técnico. Não está descartada a transferência de D’Alessandro na janela de agosto. Neste clima, em queda no Brasileirão, e “em estado de emergência”, o Inter recebe o Barueri, nesta quarta, às 21h, no Beira-Rio, pela 15ª rodada.

Maior investimento do Inter desde Nilmar, o argentino custou US$ 5 milhões (R$ 9,4 milhões - valor dividido com o investidor Delcyr Sonda), comprado ao Zaragoza, da Espanha. Com a saída do atacante, ele passou a ser o maior salário do clube. Dono de passaporte comunitário, D’Ale ainda teria mercado em clubes médios da Europa. Além disso, abriria vaga para a contratação de um novo estrangeiro pelo Inter.

No Beira-Rio, o argentino repete a sua trajetória em alguns clubes. Saiu em conflito do Wolfsburg (ALE) e do Zaragoza. No time espanhol, em outubro de 2007, o meia discutiu com o técnico Victor Fernandéz, depois de alegar que o treinador privilegiava alguns jogadores. Discutiu também com o compatriota Aimar, que seria um dos beneficiados por Fernandéz. D’Alessandro foi afastado da equipe e, em seguida, acabou cedido ao San Lorenzo, da Argentina.

D’Ale teria feito críticas ao trabalho do técnico Tite

O incidente do Engenhão foi definitivo para que o vice de futebol, Fernando Carvalho, decidisse pela saída do atleta do grupo. D’Alessandro também teria feito críticas ao técnico Tite quanto não jogou, como diante do São Paulo, quando começou na reserva e entrou aos 31 minutos do segundo tempo.

Mesmo ciente de que D’Alessandro deverá ter a pena de 60 dias revertida para quatro ou cinco jogos de suspensão no julgamento no Pleno do STJD, nesta quinta, a direção entendeu que o jogador precisava de “uma chamada pública”, a fim de se readequar ao grupo, além de servir como exemplo para os demais descontentes. Daí a ideia de que o meia realizasse uma pré-temporada forçada.

Nesta terça, Tite negou-se a falar sobre o caso. Comentou já ter passado por situações mais críticas do que a atual na carreira e, questionado sobre a volta de D’Alessandro, o técnico primeiro respirou, pensou por alguns segundos e foi evasivo.

– Ele é um atleta do clube, conto com todos – afirmou.

Pela manhã, em seu primeiro dia de treinos físicos, D’Alessandro trabalhou com o preparador Fábio Mahseredjian e o zagueiro Álvaro. O defensor está suspenso e não enfrentará o Barueri. Foi aplaudido por diversos meninos que acompanharam a sua corrida no campo principal, distribuiu autógrafos e foi solícito com todos. À tarde, passou 30 minutos em conversa com a assistente social Bernardete Guichard. Depois, mesmo negando entrevistas, brincou com os repórteres.

- O Fernando (Carvalho) já falou, o Fábio (Mahseredjian) já falou, todos falam. Eu treino de manhã e de tarde, é isso - disse, na saída do estádio.

Ex-palmeirense recebe a camisa 11 e é elogiado por Rui Costa, diretor de futebol do clube lisboeta


Reprodução/Site oficial
Ao lado de Eusébio, atacante Keirrison mostra a camisa 11 que vai utilizar no Benfica

Contratado por empréstimo de um ano junto ao Barcelona, o atacante Keirrison foi apresentado como novo reforço do Benfica na noite da última terça-feira em grande destilo. Além de posar para foto ao lado da tradicional águia – mascote do clube -, o ex-palmeirense teve a honra de conhecer o português Eusébio, craque da Copa do Mundo de 1966 e que fez história na equipe lisboeta.

Rui Costa, ex-jogador do Benfica e atual diretor de futebol do clube, rasgou elogios ao novo camisa 11:

- A estatística fala por ele. Marcou mais de 60 gols em 80 jogos. Tem características que lhe permitem completar a nossa frente de ataque, sendo mais um que ajudará na finalização. Temos ótimos atacantes.

Ex-jogador não teria pago empresa por obras no Café do Gol.
Justiça não encontrou dinheiro nas contas bancárias do ex-craque.


O ex-jogador Romário possui uma dívida milionária com a empresa Koncretize Projetos e Obras Ltda, que ganhou processo de 2001 contra o Café do Gol, antigo bar de Romário, por não pagamento de uma construção. O débito, que na época era de R$ 3.190.000,00, pulou para R$ 7.597.206,69, conforme atualização dos cálculos da planilha apresentada à juíza Sonia de Fátima Dias, da 32ª Vara Cível da Capital, no dia 22 de julho.

A Koncretize seria um dos primeiros credores a ser beneficiados com a venda da cobertura no leilão realizado nesta terça-feira (28) no Fórum da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. No entanto, nenhum interessado se apresentou para arrematar o imóvel avaliado em R$ 8,9 milhões.Outros credores fizeram uma corrida ao fórum para garantir reservas de crédito para pagamento de dívidas contraídas pelo Baixinho.

Há um processo de um vizinho de Romário, em que é pedida uma indenização no valor de R$ 5,5 milhões referentes a danos causados em seu imóvel por causa de um vazamento no apartamento do ex-jogador.

“Esse mesmo imóvel está penhorado em outros processos, de outros juízes. Existe um concurso de credores interessados na arrematação do bem. Se a venda for efetuada, o dinheiro será repartido de acordo com a ordem de preferência. Primeiro paga-se as contas com a União, Estado e Município, as contas com o fisco, depois pela ordem de entrada na Justiça. Existe uma penhora da empresa Koncretize, que é anterior a essa, que já está em R$ 7,5 milhões”, disse a juíza Adriana Angeli de Araújo, da 5ª Vara Cível, que acompanha o processo movido pelo casal de vizinhos de Romário.

Segundo a juíza, outros bens do ex-craque podem ser levados a leilão, já que a Justiça tentou penhoras on line (bloqueio de valores) das contas bancárias de Romário mas não havia dinheiro. “Não foi encontrado saldo em nenhuma delas”, afirmou, acrescentando que foram acionadas pelo menos quatro contas. “Por isso, foi necessário atacar os bens móveis e imóveis”.


De acordo com a juíza, os próximos bens de Romário que podem ir a leilão, caso o valor da venda da cobertura não seja suficiente para pagamento dos credores, serão seus carros. Ele possui, conforme lista de bens na Justiça, Ferrari, Porsche, Mercedes Benz e uma moto BMW. Outros imóveis do patrimônio ex-jogador também estão sendo avaliados.

O advogado Norval Valério, que faz a defesa de Romário, disse que prefere não comentar os processos. "Tudo será esclarecido em breve", afirmou.

Técnico do Manchester United afirma não saber como técnico merengue vai montar o time com a enorme quantidade de atacantes no elenco


Guilherme Coimbra /GLOBOESPORTE.COM
Segundo Alex Ferguson, Cristiano Ronaldo vai jogar como volante no Real Madrid

O técnico Alex Ferguson não cansa de disparar contra os clubes que contrataram jogadores do Manchester United na atual temporada. Depois de chamar o City, para onde foi Carlitos Tevez, de time pequeno, agora foi a vez do escocês ironizar o Real Madrid, nova equipe de Cristiano Ronaldo.

- Não sei como o técnico deles vai escalar seu time, que não tem nenhum equilíbrio. Disse a (Cristiano) Ronaldo que ele acabaria jogando como volante, pois acho que eles ainda não têm um! - disse Ferguson, em declarações ao jornal britânico “The Sun”.

O Real Madrid contratou oito jogadores para temporada 2009/2010, entre eles, nenhum volante. No entanto, o clube já contava no elenco com Fernando Gago, Lass Diarra e Mahamadou Diarra.

Maioria dos convocados para amistoso estava de férias há uma semana


Diego Tardelli, Miranda e Kleberson estão no meio do Campeonato Brasileiro com Atlético-MG, São Paulo e Flamengo. André Santos acabou de trocar o Corinthians pelo Fenerbahçe e já até estreou pelo time turco, enquanto Nilmar deixou o Internacional na última rodada para acertar com o Villarreal. O restante dos 22 jogadores convocados para o amistoso entre Brasil e Estônia estava de férias até a semana passada. E isso preocupa o técnico Dunga, que antes tinha como problema o cansaço dos atletas para a Copa das Confederações.

A seleção chegou na África do Sul no final da temporada europeia. Mesmo desgastados fisicamente, os jogadores se entregaram ao máximo e conquistaram o torneio da Fifa. Os que atuam na Europa ganharam merecidas férias, como Kaká, que só começou a treinar no Real Madrid na última segunda-feira.

- Na Copa das Confederações, o time estava em final de temporada, mas em condições técnicas melhores, com os jogadores rodados, era mais fácil trabalhar o posicionamentoe entrosamento. Depois das férias, é normal um relaxamento. Até entrar em forma, trabalhar com bola... Há maiores dificuldades, pois a musculatura ainda não está solta, os jogadores estão um pouco presos. Mas em setembro temos eliminatórias e temos que voltar a montar o grupo novamente e manter o espírito de seleção – analisou Dunga.

Depois do amistoso com a Estônia, dia 12 de agosto, o Brasil encara a Argentina em Rosário, pela 15ª rodada das eliminatórias sul-americanas. O time de Dunga lidera o torneio com 27 pontos, um a mais que o Chile. Os argentinos estão em quarto, com 22, atrás do Paraguai (24).

- Vamos trabalhar para classificar o Brasil, todos os jogos são importantes. Temos que nos preocupar com a nossa seleção. É um momento delicado, porque a maioria dos jogadores estão retornando, em pré-temporada, com dores musculares – concluiu o capitão do tetra.

Ex-zagueiro dirige o Mogi Mirim junto com César Sampaio e Rivaldo, seus ex-companheiros de Palmeiras nos anos 90


O momento de parar, para a maioria dos jogadores, é traumático. Muitos ficam sem rumo quando penduram as chuteiras, não sabem o que fazer tocar a vida. Cléber, ex-zagueiro do Atlético-MG, Palmeiras, Cruzeiro, seleção brasileira, entre outros, conseguiu lidar bem com a aposentadoria, sem dramas. Preparou-se para o momento do adeus e hoje é cartola. É exemplo de jogador que soube preservar as boas amizades que fez enquanto era jogador para garantir um futuro fora das quatro linhas.

Agência/Divulação
Cléber na arquibancada do estádio João Paulo II, do Mogi Mirim. Ele e César Sampaio administram o clube, que é presidido à distância por Rivaldo

Com seu estilo nada sutil, marcando forte, duro nas divididas, mas com qualidade suficiente até para bancar o artilheiro, Cléber marcou época no Palmeiras. Ele jogou no clube alviverde entre 1993 e 1999, justamente os anos mais vitoriosos do clube. Foi bicampeão brasileiro (1993 e 94), campeão paulista em 1994 e 96, da Copa do Brasil, em 1998, e, em 1999, conquistou o maior título de sua carreira - e da história do Verdão: a Taça Libertadores.

Em 2006, aos 37 anos, ele deixou de jogar. Seu último contrato foi com o São Caetano. Em 2008, começou a atuar como dirigente no América-MG. No início deste ano, chegou a flertar com o Atlético-MG, clube pelo qual iniciou a carreira como jogador, mas acabou indo mesmo para o Mogi Mirim.

A convivência com Rivaldo e César Sampaio no Palmeiras transformou-se em sólida amizade, que rendeu a Cléber o trabalho no Mogi. Rivaldo, ainda jogando no Budyonkor, do Uzbequistão, é o presidente. Como não pode se dedicar integralmente ao clube, o meia deixou os dois amigos tomando conta do futebol do Sapão. E é assim que Cléber passa os seus dias depois de pendurar as chuteiras.

Agência/Diário de São Paulo
Cléber, Rivaldo e Sampaio: amizade nasceu no Palmeiras

- É interessante isso. A amizade entre nós permaneceu. Ela sempre esteve em primeiro lugar. Quando você recebe um convite para ocupar esse cargo, que é de confiança, prova que as pessoas confiam em você, no seu caráter. Isso é que me deixa mais feliz. Posso dizer que o futebol me deu esses dois grandes amigos - conta Cléber, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, por telefone.

O ex-zagueiro explica que o trabalho como dirigente exige dedicação integral. Ele diz que o envolvimento com o clube e com os jogadores é total. Algo que não existia quando ele era atleta.

- Tem sido interessante trabalhar como dirigente. Você tem um convívio muito maior com os jogadores e com suas famílias. Quando você é jogador, só pensa no treino, na concentração. Os compromissos são tantos que você não tem como acompanhar o que se passa no clube. Como dirigente você se envolve muito mais. Estou gostando bastante - afirma.

Cléber acredita que os anos em que foi jogador - foram 17 anos como profissional - são fundamentais para o seu trabalho como dirigente. Ele diz que a bola o preparou muito bem para ser cartola.

- A diferença principal (entre ele e dirigentes que nunca jogaram) é que eu vivi muitas situações que os jogadores vivem agora. Acho que sei o momento certo de passar a mão na cabeça ou a hora de cobrar mais forte. Procuro estar sempre presente, dar boas condições aos atletas, pagar em dia. Pois sei bem que, para o jogador atuar bem, isso tudo é fundamental. Tem muito dirigente que não entende isso.

Carreira

Após começar no Atlético-MG, em 1989, Cléber se transferiu para o Logroñes, da Espanha, onde ficou entre 1991 e 93. Voltou para fazer parte da fortíssima equipe montada pelo Palmeiras, que tentava sair de uma fila de 17 anos sem títulos.

- Sou muito grato ao Atlético, que me abriu as portas, mas foi o Palmeiras quem me deu meus principais títulos. Pelo conjunto da obra, o Palmeiras foi o clube mais importante da minha carreira - diz, sem pensar duas vezes.

Ele também não precisa de muito tempo para responder sobre seu título mais importante. Responde à pergunta de bate-pronto.

- Foi a Libertadores, sem dúvida. Tenho boas lembranças do Paulistão de 1996, também, onde fiz gols importantes, mas a Libertadores vai ficar marcada para sempre - comenta.

Cléber foi titular durante toda a campanha palmeirense na competição continental, mas se machucou no primeiro jogo da semifinal, contra o River Plate, em Buenos Aires, e acabou não participando das finais. Seu substituto foi Roque Júnior.

Depois do Palmeiras, Cléber foi para o Cruzeiro, onde ficou até 2001, conquistando a Copa do Brasil de 2000. Depois passou por Santos, Yderdon, da Suíça, Figueirense (onde ficou quase três anos) e, por fim, o São Caetano.

Planos


Totalmente dedicado à nova carreira, Cléber afirma que quer continuar crescendo na carreira. Encara a passagem pelo Mogi Mirim como um aprendizado.


- O trabalho no Mogi Mirim está sendo ótimo. Estamos aprendendo bastante. Quem sabe, um dia, eu não possa chegar a um clube de maior expressão? - conclui Cléber.

Ficha

Nome: Cléber Américo Conceição

Nascimento: 26/7/1969, em Belo Horizonte (MG)

Clubes que defendeu: Atlético-MG (1989 a 91), Logroñes-ESP (1991 a 93), Palmeiras (1993 a 1999), Cruzeiro (2000 a 2001), Santos (2001 a 2002), Yverdon-SUI (2002 a 2003), Figueirense (2003 a 2005), São Caetano (2006).

Títulos: Campenato Mineiro (1989 e 1991), Troféu Ramon de Carranza (1991), Campeonato Brasilelirão (1993 e 94), Campeonato Paulista (1994 e 96), Copa Maria Quitéria (1997), Copa do Brasil (1998 e 2000), Copa Mercosul (1998), Taça Libertadores (1999), Copa Sul-Minas (2001), Campeonato Catarinense (2004)

Brasileiro será tratado por Gerard Saillant, responsável pelas recuperações bem-sucedidas de Michael Schumacher e Ronaldo Fenômeno


Com a melhora no quadro após o acidente no treino classificatório para o GP da Hungria, Felipe Massa deverá ser removido, até o fim da semana, do Hospital Militar de Budapeste para a clínica Pitié-Salpêtrière, do Dr. Gerard Saillant, em Paris. O pedido foi feito por Jean Todt, ex-chefe da Ferrari e pai de Nicolas, empresário do piloto brasileiro. O médico francês já cuidou de Michael Schumacher em 1999, quando ele quebrou a perna em um acidente em Silverstone, e de Ronaldo Fenômeno, que dedicou os dois gols marcados na final da Copa do Mundo de 2002 ao francês.

De acordo com informações de Mariana Becker, repórter da TV Globo, no "Fantástico", Massa passará por uma nova avaliação na manhã desta segunda. Uma nova tomografia está programada e o brasileiro poderá até ser retirado do coma induzido pelos médicos, se reagir bem aos exames.

Apesar de evolução, volta às pistas ainda não pode ser prevista

A diminuição dos edemas na cabeça de Felipe Massa significa respostas leves, porém significativas. No entanto, segundo Gary Hartstein, delegado-médico da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e médico da Fórmula 1, ainda é muito cedo para prever quando o brasileiro retornará às pistas.

- Semanas, senão meses, serão necessários para sabermos ao certo como ele se recuperará - disse, em entrevista ao jornal italiano "La Gazzetta dello Sport".

Felipe Massa continua sedado e, periodicamente, é submetido a exames radiológicos e clínicos. Ele será reavaliado na terça-feira, quando os médicos vão retirá-lo do coma induzido, para a realização de uma nova tomografia. O brasileiro foi avaliado na manhã deste domingo pela equipe médica, logo após a chegada de sua família, que embarcou em São Paulo na noite de sábado. Além de seus pais, Ana e Titônio, Raffaela Massa, esposa do piloto e grávida de cinco meses, e Dino Altmann, médico responsável pelo GP do Brasil de Fórmula 1, se juntaram ao irmão Dudu no hospital.

Agência/EFE
Ferrari faz homenagem ao brasileiro no GP

Logo na chegada da família de Felipe Massa, porém, uma polêmica dominou as atenções. Peter Bazso, chefe geral do Hospital Militar de Budapeste, disse que o brasileiro corria risco de morte.

- Sim, ele está em uma condição com risco de morte. Ele está em uma fase delicada. Não sabemos o que virá depois - disse Bazso.

Dino Altmann discordou do médico húngaro. Segundo ele, a situação é grave, mas não há risco iminente de morte para o piloto brasileiro.

- É uma situação grave, mas risco iminente de morte... acho que não. O neurologista me contou que houve uma melhora e as coisas estão evoluindo de uma forma positiva. Neste momento, a situação toda é grave e séria, mas as lesões por si só não são sérias. Ele tem um pouco de edema, mas não tem hematoma ou lesão do tecido nervoso do cérebro. O olho não foi afetado, mas o osso que envolve o olho sofreu uma fratura que não deve trazer qualquer problema para a visão dele - disse Altmann.

Agência/AFP
Brawn e Barrichello visitam Massa após o GP

No Twitter, após o GP da Hungria, Rubens Barrichello revelou que foi visitar Massa no hospital e aproveitou para dar informações tranquilizadoras. A família do piloto da Ferrari aproveitou para agradecer ao apoio dos torcedores brasileiros.

- Estou feliz com a recuperação do Felipe. A familia toda dele agradeceu às mensagens de voces do Twitter. Noticias boas. O Felipe evoluiu bem esta noite e reagiu bem quando viu seus pais. Ele continua sedado pra uma melhor evolução - disse Barrichello.

Vencedor do GP da Hungria, Lewis Hamilton esqueceu momentaneamente de sua alegria e, na entrevista coletiva após a corrida, demonstrou seu apoio a Felipe Massa. Ele falou por todos os pilotos quando desejou a pronta recuperação do brasileiro.

- Ontem (sábado), foi um dia muito triste para a gente. Todos sentiram a falta do Felipe (Massa) na pista e esperamos que ele melhore e que saia muito bem dessa - afirmou Hamilton.

Os pilotos da Fórmula 1, aliás, gravaram mensagens desejando a pronta recuperação de Felipe Massa. A TV italiana Sky foi a responsável por gravar o DVD, que foi levado ao Hospital Militar de Budapeste por Rob Smedley, engenheiro do piloto na Ferrari. Stefano Domenicali, chefe da equipe italiana, fez questão de dedicar o segundo lugar de Raikkonen e todo o trabalho do time ao brasileiro Felipe Massa.

- Dedicamos este resultado ao Felipe. Neste momento, todos os nossos pensamentos estão com ele e com sua família. Acho que este sentimento também se aplica a todos que são próximos a ele e a todos os fãs ao redor do mundo. Kimi fez uma grande corrida e a equipe foi excepcional, se concentrando no trabalho apesar do que aconteceu. Conseguimos o melhor resultado possível. Em nome de todos na Ferrari, mando nossos bons desejos para Felipe. Amamos você e estamos todos pensando em você - disse Domenicali.

Torcida se aquece para o clássico entre o clube rossonero e o Internazionale de Milão em Boston


Marcelo Benevides/GLOBOESPORTE.COM
Os torcedores do Milan não esquecem o meia Kaká, principalmente a ala feminina. Nos arredores do Gillette Stadium, onde o clássico contra o Inter foi disputado, neste domingo, belas meninas desfilavam com camisa em alusão ao craque, agora do Real Madrid. Uma das mais entusiasmadas era a americana Elissa, de Long Island, estado de Nova Iorque, cerca de 4 horas de Boston, por terra. "Percorri várias milhas até chegar aqui para ver o meu time jogar. Uma pena que o Kaká não esteja mais. Gostaria muito de poder ter a chance vê-lo jogando. Quem sabe um dia ele não volta", lamentou.

Argentino substitui Ibrahimovic à altura e garante triunfo do clube nerazzurro no clássico italiano


Agência/Reuters
Thiago Silva tenta, mas não evita primeiro gol de Diego Milito para o Inter de Milão

O argentino Diego Milito substituiu em grande estilo o sueco Ibrahimovic e garantiu, com dois gols, a vitória do Inter de Milão sobre o Milan, por 2 a 0, neste domingo, em Boston, nos Estados Unidos. O dérbi italiano foi válido pelo World Football Challenge, torneio disputado em solo americano.

Foi um primeiro tempo bem movimentado, mas com poucas chances criadas de lado a lado. Atual tetracampeão italiano, o Inter passou a impressão de ter mais organização, tanto que chegou ao gol logo aos três minutos com o atacante Milito, após fazer uma bela jogada e chutar cruzado, sem possibilidade de defesa para Kalac.

Com o golpe bem no início do duelo, o Milan passou a ditar o ritmo. Apesar de uma ligeira superioridade no volume de jogo, o rubro-negro italiano não assustava o titular da seleção brasileira, Julio César. O atacante Alexandre Pato era o que mais arriscava, mas nada ao ponto de surpreender o adversário.

Ronaldinho é expulso, mas árbitro volta atrás

O clássico seguiu morno até os 34 minutos, quando o árbitro Jorge Gonzalez quase cometeu uma lambança. Após uma falta na entrada da área cobrada por Ronaldinho, em que a barreira visivelmente andou, o atacante foi reclamar com o juiz americano, que sacou o cartão vermelho sem titubear, diante de jogadores e público perplexos com a atitude. Segundos depois, no entanto, o erro foi reparado com o cartão amarelo sendo mostrado, para alívio dos fãs do craque.

Na etapa final, sem bobagens do árbitro, o confronto seguiu com poucas emoções. O Milan só chegava com perigo em cobranças de falta de Ronaldinho. E, assim, o Inter selou a vitória, novamente com Milito, em jogada individual. O goleiro Kalac bem que tentou, mas não conseguiu evitar o curso da bola que foi morrendo mansa na rede.

Confira as escalações das duas equipes:
Milan: Kalac, Zambrotta (Oddo), Onyewu (Nesta), Thiago Silva e Jankulovski (Antonini); Gattuso (Flamini), Borriello (Zigoni), Pirlo (Abate) e Ambrosini; Ronaldinho (Oduamadi) e Pato - Técnico: Leonardo

Inter: Julio César (Toldo), Ballotelli (Mancini), Lucio (Materazzi) e Zanetti (Obi); Maicon (Santon), Stankovic (Krhin), Thiago Motta (Vieira), Muntari (Burdisso) e Cambiasso (Destro); Milito (Quaresma) e Chivu (Cordoba) - Técnico: José Mourinho.

Árbitro: Jorge Gonzalez (EUA).

Chegada de Lúcio anima elenco do Inter

Maicon: 'Com toda a sua liderança natural, o Lúcio só tem a nos ajudar'


Marcelo Benevides/a
Lúcio dá entrevista após treino em Boston

Titular inquestionável e capitão da seleção brasileira, o zagueiro Lúcio respira novos ares. Após uma saída desanimadora do Bayern de Munique, o jogador encontrou no Inter de Milão uma motivação capaz de suprir qualquer mágoa que possa ter ficado na Alemanha. O goleiro Julio César e o lateral-direito Maicon festejaram a chegada do companheiro de seleção.

- Além de um grande amigo, o Lúcio é um baita profissional. Um jogador que vai acrescentar muito aqui no Inter. Ficamos muito felizes com a sua chegada - comemorou o goleiro.

Para Maicon, a seriedade do capitão da seleção é um diferencial:

- Com toda a sua liderança natural, o Lúcio só tem a nos ajudar. Tenho certeza de que o Inter será uma equipe ainda mais forte com ele, por tudo o que ele representa para um grupo.

Disposto a esquecer como foi dada a sua saída do clube alemão, o zagueiro espera encontrar na Itália a motivação necessária para prosseguir sua vitoriosa carreira na europa.

- É um momento novo pra mim. Estou muito feliz por estar jogando num centro mundial como é a Itália, um país forte no futebol, muito competitivo. Espero poder fazer jus a confiança que me foi depositada por todos aqui no Inter - disse Lúcio.

Absoluto na seleção, ainda com reservas em relação ao novo clube. O zagueiro prefere não questionar a possibilidade de ser preterido pelo técnico José Mourinho, mas já imagina uma dupla de peso-pesado ao lado de Marco Materazzi.

- Nossa equipe tem grandes jogadores, e vai depender do nosso treinador se esta será a melhor opção. Eu estou tranquilo, pois sei que ele é competente, bastante exigente e vai encontrar a melhor formação - esquivou-se.

Michael Owen voltou a marcar pelo novo clube na vitória sobre o Hangzhou Greentown no último jogo da excursão asiática


O Manchester United encerrou a sua pré-temporada na Ásia com uma sonora goleada de 8 a 2 sobre os chineses do Hangzhou Greentown. Ryan Giggs, com três gols, foi o destaque. Depois de quatro partidas pelo continente, o clube agora se prepara para disputar um torneio amistoso contra o Milan, Bayern de Munique e Boca Juniors, a partir do dia 29.

Agência/Reuters
O atacante Berbatov comemora seu gol com o português Nani e Michael Owen

Michael Owen, mais novo atacante da equipe, abriu o placar para os Diabos Vermelhos aos 24 minutos e voltou a marcar antes do intervalo. Berbatov, Tosic, Nani e Ryan Giggs, três vezes, completaram o placar. Wang Hongyou e o brasileiro Valdo diminuíram para o Hangzhou.

Vagner Love é expulso no fim do clássico da capital


O meia Alex, ex-Internacional, foi o grande destaque da vitória do Spartak sobre o CSKA, neste domingo, no clássico de Moscou válido pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Russo. Com dois gols, o ex-colorado garantiu o triunfo de 2 a 1, de virada, sobre a equipe do técnico brasileiro Zico.

Agência/Getty Images
Alex em ação na partida entre Spartak e CSKA em Moscou

Semberas, aos 12 minutos do primeiro tempo, abriu o placar para o CSKA, que jogou em casa. Alex, aos 23 da etapa inicial e aos 19 do segundo tempo (de pênalti), virou o marcador. Vagner Love, nos acréscimos, ainda foi expulso pelo árbitro da partida.

Além de Alex, o Spartak contou com os brasileiros Welinton e Rafael Carioca como titulares. Recém-contratado, o ex-rubro-negro Ibson não participou da partida.

Com os resultados da rodada, o CSKA não perdeu a quarta posição no campeonato e segue com 24 pontos. Rubin e Spartak, com 28, dividem a liderança.

Agência/Getty Images
Zico lamenta derrota para o Spartak

Treinador desmentiu os rumores de sua saída e garante que fica até 2011


Agência/EFE
Maradona não pretende sair da seleção

O técnico da seleção Argentina, Diego Maradona, explicou que não tem intenção de deixar o comando da seleção, desmentindo informações que circularam pela imprensa local. Ele garantiu também que será o treinador da equipe pelo menos até a Copa América de 2011, que será realizada na Argentina.

- Corre sangue azul celeste e branco nas minhas veias. Não abandonaria o barco de maneira nenhuma. Digo mais: assinei contrato e vou dirigir a seleção na Copa América de 2011 - afirmou ao diário "Olé".

O treinador contou que, dias atrás, assistia televisão com sua namorada, Veronica, e viu uma matéria que indicava sua saída da seleção.

- Comecei a falar para a televisão: 'não, não é isso'" - disse.

As informações sobre seu possível afastamento começaram a circular após um jornal do Oriente Médio assegurar que Maradona deixaria a seleção para assumir um cargo no Portsmouth, recentemente adquirido por um magnata árabe.

- Há um árabe que me quer - admitiu Maradona.

Site oficial do clube catalão escreve sobre o camaronês: ‘O terceiro maior goleador da história do Barça se vai pela porta da frente’


Reprodução//Site oficial
"Bem-vindo, Zlatan", escreve, em sueco, o site oficial do Barcelona neste domingo

O site oficial do Barcelona publicou duas matérias neste domingo sobre o troca-troca de Ibrahimovic por Eto´o. Na primeira, que está em destaque, o clube saúda, em sueco, o atacante do Inter de Milão que desembarcou neste domingo na Espanha. O jogador escandinavo será apresentado oficialmente nesta segunda-feira.

No outro artigo, o Barça se despede do camaronês, que acertou sua ida para o clube italiano (que além do africano, recebeu o bielorrusso Hleb e mais uma quantia em dinheiro no valor de € 45 milhões).

- O terceiro maior goleador da história do Barcelona se vai pela porta da frente depois de ter alcançado a tríplice coroa com a equipe e após ter ganho praticamente tudo com a camisa do clube em cinco anos. É hora de dizer adeus, mas também de dizer obrigado, Samuel – escreveu o site do time azul-grená, lembrando dos gols decisivos marcados pelo atacante, como na final da última Liga dos Campeões, que abriu o caminho para vitória de 2 a 0 sobre o Manchester United em Roma.

Eto´o anotou 130 gols em 200 jogos que disputou pelo Barça desde que chegou proveniente do Mallorca em 2004. Apenas César (195) e Kubala (131) balançaram mais as redes que o camaronês.

Reprodução//Site oficial
Site do Barcelona publica artigo agradecendo os serviços prestados por Eto´o ao clube

Em final dramática no tie-break, equipe de Bernardinho supera os donos da casa e a péssima arbitragem para se igualar à Itália em número de títulos


Para a seleção brasileira, a final da Liga Mundial de 2005 é inesquecível: vitória de virada sobre a Sérvia, que jogava em casa. A decisão ganhou uma reedição perfeita neste domingo, com mesmo local – a Beogradska Arena – e resultado: 3 sets a 2, com parciais de 22/25, 25/23, 25/22, 23/25 e um sofrido tie-break em 15/12. A conquista de 2009 é ainda mais memorável, porque significa a oitava taça da Liga conquistada pela equipe verde-amarela, que se iguala aos italianos no número de títulos. A renovada equipe de Bernardinho superou os sérvios e os erros de arbitragem, mas já pode encher o peito para dizer que está no topo do mundo.

Agência/Reuters
Serginho e Bruninho se abraçam na partida contra a Sérvia, quando conquistaram o octacampeonato

O tamanho do feito pode ser ilustrado pelo choro compulsivo do levantador Bruninho enquanto o Hino Nacional tocava no ginásio. Campeão da Liga como titular pela primeira vez, ele não fez nenhuma questão de esconder a emoção.

- Não tenho palavras para descrever isso. Estou tão feliz. Tivemos momentos bons e momentos duros na competição. É um sonho para mim - afirmou Bruninho, gastando o inglês na entrevista oficial logo após a partida.

Na disputa pela medalha de bronze, a Rússia levou a melhor sobre Cuba: 3 sets a 0, com parciais de 25/13, 26/24 e 25/16.

Apenas três jogadores da conquista de quatro anos atrás estavam presentes no ginásio em Belgrado. Giba, Rodrigão e Serginho são os remanescentes da geração passada, detentora de seis títulos do Brasil na Liga. Para os outros 11 atletas comandados por Bernardinho, a situação era inédita e a responsabilidade, muito grande. Por isso, o nervosismo entrou em quadra.

O saque, fundamento que vinha sendo usado como principal arma, não funcionou no primeiro set. Por outro lado, os sérvios não perdoaram nos bombardeios. O placar logo ficou em vantagem para a Sérvia, e Miljkovic passou a ser o homem a ser parado pelo Brasil. Virando todas as bolas, ele foi ampliando o marcador. Tudo dava certo para o jogador. Até quando o levantamento era ruim, ele pontuava. O bloqueio brasileiro não achou o tempo do ponteiro, e Giba, que tentava recuperar os pontos para a seleção, estava bem marcado. Vissotto foi a opção usada por Bruninho. Porém, a defesa sérvia, que não costuma ser eficiente, deu um show e ajudou a marcar 25/22.

Agência/Reuters
Capitão Giba ataca na final contra a Sérvia

O segundo set foi jogado na base do tudo-ou-nada pelo Brasil. Se a Sérvia fechasse a parcial, ficaria muita próxima de conquistar o título, fazer a festa dos torcedores e acabar com os sonhos da renovada equipe brasileira. Mas aos poucos, a seleção foi se acertando e deixando a tensão de lado. Giba ainda não conseguia pontuar, mas a jogada com Lucão passou a funcionar. Miljkovic deu trabalho no ataque, mas Murilo respondeu na mesma moeda, e as seleções passaram a se alternar no placar. Quando o Brasil chegou aos 20 pontos, Bernardinho colocou Rodrigão para sacar.

O central não jogou a semifinal por ter sofrido uma contusão no ombro esquerdo na partida contra a Argentina. Mas foi à quadra quando solicitado e soltou um saque flutuante, que desestabilizou a recepção sérvia. Um belo rali, com direito a três contra-ataques e uma defesa de pé de Grbic, deixou o Brasil a um ponto de fechar o set. Na cravada de Lucão, que resvalou no bloqueio sérvio, a seleção brasileira fez 25/23.

A derrota no set anterior pareceu ter descontrolado a Sérvia, que viu o Brasil abrir 3/0 com dois bloqueios de Vissotto e um saque forçado de Murilo. Vissotto, inclusive, foi o grande destaque brasileiro do terceiro período. Virou todas as bolas e ainda foi um gigante na rede. Foi ele o responsável por achar o tempo no bloqueio de Miljkovic, que chegou a ser substituído por não pontuar mais em quadra. Logo, a seleção colocou oito pontos de vantagem (16/08), obrigando o técnico sérvio a fazer várias alterações. Estas surtiram efeito, e a diferença caiu para quatro pontos. Sentindo que a Sérvia estava em um bom momento, Bernardinho pediu tempo para orientar os jogadores, que assimilaram o que foi pedido e voltaram determinados. Bruninho fez uma sequência de saques que deixou o Brasil com 20/14. A ansiedade fez a equipe desperdiçar duas chances de fechar o set, mas o capitão Giba pediu a bola e finalizou em 25/22.

Árbitro é substituído, e erros irritam a seleção brasileira

O equilíbrio marcou o quarto set. Brasil e Sérvia se alternavam no placar, com o bloqueio sendo o principal fundamento das equipes. No 12º ponto, Bernadinho se irritou com a arbitragem e ameaçou abandonar a quadra. Ele já havia reclamado de outras marcações, mas um saque dentro de Lucão, que foi dado como fora pelo juiz de linha, foi o estopim para a reação do técnico. Comandante da equipe dentro de quadra, Giba também ficou nervoso. Mas deixou de lado os árbitros, pediu calma ao seu treinador, e como resposta aos erros, fez dois aces seguidos: 14/13.

Para alívio dos brasileiros, depois de várias decisões polêmicas - sempre a favor do time sérvio -, um dos árbitros de linha foi substituído. No entanto, as confusão estava longe do fim. Com 19/19, Rodrigão entrou em quadra para sacar, mas o bloqueio verde e amarelo não parou o ataque rival. Um bloqueio de Murilo e Sidão em Miljkovic descontrolou o jogo.

Agência/AP
Seleção comemora título na Liga Mundial

Os brasileiros devolveram o ataque, que bateu na cabeça de um atacante adversário e foi para fora. O juiz deu ponto para a Sérvia, o que levou os brasileiros à loucura. A TV local mostrava claramente o erro da arbitragem. Os diretores chamaram o juiz de rede, que deu o ponto para o Brasil. Os sérvios, se sentindo injustiçados, retrucaram a decisão, e a partida ficou parada por cinco minutos. Com a bola em jogo, a seleção já não tinha mais a mesma concentração e cedeu o empate: 25/23.

No set decisivo, o Brasil mostrou por que não poderia ficar atrás em número de títulos na Liga Mundial. Ainda irritada com a arbitragem no início do tie-break, a seleção entrou em quadra desconcentrada e viu a Sérvia sair na frente, colocando dois pontos de vantagem no placar. Porém, um bloqueio de Murilo mudou a história para o Brasil. Fez 8/6 e deu ânimo aos companheiros, que defenderam e atacaram muito. Após um bloqueio, Lucão defendeu com o pé e garantiu o 11º ponto, deixando a equipe á frente do marcador. Orientado por Murilo e Giba, o time manteve a calma e fechou em 15/12, conquistando o octampeonato e o primeiro título da nova geração.

Clube merengue decepciona e só empata com o modesto Al-Ittihad pela Copa da Paz. Kaká assiste ao jogo das tribunas do Santiago Bernabéu


Agência/EFE
Cristiano Ronaldo teve um atuação sem brilho no empate entre Real e Al-Ittihad

A expectativa da torcida era grande, mas Cristiano Ronaldo pouco fez em sua primeira partida com a camisa do Real Madrid no estádio Santiago Bernabéu. Com o ‘gajo’ apagado, a equipe merengue decepcionou e ficou num magro empate de 1 a 1 com o modesto Al-Ittihad, da Arábia Saudita, pela primeira rodada do grupo B da Copa da Paz.

Com Kaká nas tribunas do estádio – o craque brasileiro curtiu neste domingo seu último dia de férias -, o Real começou a partida pressionado o adversário em seu campo de defesa. Raúl, aos dez minutos, perdeu boa oportunidade de cabeça.

Atuando mais aberto e deixando Benzema na frente com Raúl, Cristiano Ronaldo criou boa oportunidade aos 16 minutos, mas chutou por cima do gol. Aos 37, o português pediu pênalti após se chocar com um zagueiro do Al-Ittihad. No entanto, o árbitro ignorou a reclamação e mandou a partida seguir.

Aos 43, Cristiano Ronaldo fez bela tabelinha com Benzema, mas acabou chutando sem força.

Raúl marca, mas defesa do Real entrega

No segundo tempo, o Real seguiu ditando o ritmo e, aos 11, abriu o placar com Raúl, após assistência do francês Benzema.

No entanto, quando parecei que iria deslanchar, o time merengue pisou no freio e acabou sofrendo o gol de empate aos 19. Aboucherone, subiu mais alto que a desatenta defesa do Real, e igualou o placar.

Agência/Reuters
Cristiano Ronaldo e Benzema tentaram, mas passaram em branco na partida

Na sequência, o técnico Manuel Pellegrini fez três substituições simultâneas, entre elas, promoveu a entrada de Robben no lugar de Cristiano Ronaldo e Higuaín na vaga de Benzema.

Com o time mudado, o Real levou alguns sustos e, por pouco, não sofreu o gol da virada. A torcida do time da capital, que não lotou as arquibancadas do Bernabéu (cerca de 20 mil pagantes), deixou o estádio calada.

Volante que já passou por Milan e Real Madrid chega à Vila nesta semana


Divulgação/Site oficial
Milan foi o último clube de Émerson

Pouco menos de duas horas depois da derrota para o Flamengo, a diretoria do Santos anunciou pelo Twitter o primeiro reforço da 'Era Luxemburgo'. O volante Emerson, que completou 33 anos em abril, deve chegar à Vila Belmiro ainda nesta semana.

Revelado pelo Grêmio no início da década de 90, Emerson foi jogar na Europa com apenas 21 anos. Primeiro no Bayer Leverkusen, onde ficou quatro temporadas. De lá, foi para a Roma, em 2000, onde conquistou o título italiano no ano seguinte.

Depois de quatro temporadas na capital italiana, ele foi para o Juventus de Turim. Em 2007, foi para o Milan, onde jogou até o início do ano, quando teve o contrato rescindido.

Craque leva os americanos ao delírio durante o jogo contra o Inter


Agência/Reuters
Ronaldinho em ação contra o Inter

Pode parecer ainda um pouco afastado do melhor do seu futebol, mas o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho definitivamente é um astro onde quer que vá. Os muitos torcedores que compareceram ao Gillette Stadium simplesmente foram ao delírio a cada toque de bola do jogador do Milan durante a partida contra o Inter. Mesmo com a derrota no clássico (2 a 0), o brasileiro foi ovacionaldo

Um simples aceno de Ronaldinho já era o suficiente para levantar o público, que compareceu em grande número ao estádio, para ver o dérbi italiano. Como retribuição, o astro chutou algumas bolas em direção à galera, fazendo questão de demonstrar simpatia até mesmo para os rivais do Inter de Milão.

Aos poucos, o craque vai recuperando a velha forma física. A “barriguinha” saliente de tempos atrás vai dando lugar a uma forma mais condizente para um atleta do nível de Ronaldinho, que espera recuperar de vez o prestígio no cenário internacional nesta temporada.

Ex-craque foi condenado por deixar de declarar mais de R$ 1 milhão.
Advogado recorreu da sentença e aguarda julgamento de recurso.


Foto: André Durão / GloboEsporte.com
Romário foi condenado por sonegação fiscal

Mais uma complicação na Justiça está tirando o sono do ex-jogador Romário. O Baixinho foi condenado a três anos e meio de prisão por crime tributário, além de sofrer uma multa de R$ 1,7 milhão. A sentença é de 9 de junho, conforme determinação do juiz da 8ª Vara Criminal Federal, Gilson David Campos, alegando que o ex-craque deixou de declarar ao fisco mais de R$ 1 milhão. A defesa entrou com recurso contra a decisão.

De acordo com o processo, Romário teria omitido informações à Receita Federal sobre valores recebidos em 1996 e 1997, quando era garoto propaganda da Brahma e jogava pelo Flamengo.

Para o Ministério Público Federal (MPF), que fez a acusação, o ex-jogador teria declarado em seu Imposto de Renda rendimentos inferiores aos seus ganhos nesse período. A pena, no entanto, poderá ser substituída por prestação de serviços comunitários, já que o Baixinho é réu primário e a condenação é inferior a quatro anos.

O advogado de Romário, Alexandre Lopes de Oliveira, entrou com um recurso no Tribunal Regional Federal em defesa de seu cliente. “Entrei com a medida há duas semanas. Enquanto não for julgada, a sentença não pode ser executada. O juiz pode reformar a sentença”, acredita.


Advogado nega sonegação fiscal

Segundo o advogado, o ex-jogador não cometeu nenhum ilícito criminal. “Para configurar como crime de sonegação fiscal é necessário que haja alguma prova da intenção de fraudar o fisco. O que não houve. Foi um mero ilícito tributário”, justifica.

Alexandre Lopes afirmar ainda que a cobrança da dívida deveria ser feita a empresa RSF (Romário Souza Faria), que cuidava da imagem do ex-jogador e que fechou o contrato com a Brahma. “Já no caso do Flamengo, o clube se comprometeu a recolher os impostos e não o fez. Tudo isso foi fartamente documentado no recurso”, garante.

O advogado lembrou que, disposto a solucionar a questão, Romário teria feito um parcelamento da dívida na Receita, mas não conseguiu manter o acordo. “Ele teve um sufoco financeiro e não pode continuar pagando as parcelas”, disse Alexandre Lopes. Segundo ele, cada parcela mensal era de R$ 20 mil.

;;