Menos de uma semana depois de conquistar o título da Supercopa da Espanha, o Barcelona volta a campo nesta sexta-feira podendo levantar mais um troféu na temporada 2009/2010. O time de Messi, Ibrahimovic, Daniel Alves e companhia encara o Shakthar Donetsk-UCR pela final da Supercopa da Europa.
A decisão, que será realizada no estádio Louis II, em Mônaco, reúne os atuais vencedores da Liga dos Campeões (Barça) e da antiga Copa da Uefa, atual Liga da Europa (Shakhtar).

Barcelona, de Messi, e Shakhtar, de Jadson, se enfrentam nesta sexta-feira em Mônaco
Bicampeão da Supercopa da Europa (conquistou o caneco em 1992 e 1997), o Barcelona é a ”barbada”segundo a imprensa especializada e os principais sites de apostas europeus. Além disso, o clube catalão conta com o “pé-quente” Daniel Alves, que participou de quatro finais de Supercopas (duas em solo espanhol e outras duas no Velho Continente) nos últimos três anos e venceu três.
- Graças a Deus eu tenho essa felicidade. Espero que minha positividade nesse aspecto continue. Nós temos uma oportunidade maravilhosa para conquistar um título e isso é sempre importante para todos nós jogadores e para o clube. Então, são oportunidades que não podemos deixar passar, e o Barcelona já viveu essa situação e eu espero que tenha aprendido a lição. Mas para mim que estava do outro lado foi maravilhoso (risos) – afirmou Daniel Alves, por e-mail, referindo-se a decisão da Supercopa de 2006. Na época, o lateral defendia o Sevilla que surpreendeu o favorito Barcelona e acabou ficando com o caneco vencendo por 3 a 0.
Shakhtar: muitos elogios ao rival desta sexta-feira
Pelo lado do Shakhtar, que disputa sua primeira final de Supercopa (o Barça já participou de sete), a intenção é repetir o feito do clube de Andaluzia e do Zenit que, na última edição do torneio, bateu o franco-favorito Manchester United.
- É um jogo muito importante para nossa equipe. Nunca disputamos uma final desse tipo. Estamos concentrados ao máximo para tentar surpreender o Barcelona que, sem dúvidas, é o melhor time do mundo na atualidade – afirmou o brasileiro Jadson.
Ibrahimovic e Fernandinho, ex-Atlético-PR, vão duelar nesta sexta-feira em Mônaco
O ex-jogador do Atlético-PR, um dos cinco tupiniquins do elenco do time ucraniano (os outros são Ilsinho, Willian, Fernandinho e Luiz Adriano), é só elogios ao adversário desta sexta-feira.
- Acho que todos os jogadores do Barcelona possuem um potencial incrível. Claro que no ataque, o time deles possui um ataque extraordinário. Mas ali no meio também tem o Iniesta, o Xavi... Eles trabalham muito bem a bola e são fundamentais para o Barcelona, pois criam bastante. Além deles, tem o Daniel Alves que está atravessando um ótimo momento no clube e na seleção - observou Jadson.
Opinião compartilhada por Ilsinho, que espera repetir o feito da última temporada: fazer um gol no Barça:
- O Barcelona é um grande time e conta com grandes jogadores, que podem decidir uma partida a qualquer momento. O Shakhtar, no entanto, está pronto e muito motivado para a disputa da Supercopa da Europa. Tive a felicidade de marcar um gol na última vez que enfrentei o Barcelona, pela fase de grupos da Liga dos Campeões do ano passado, e espero levantar mais uma taça pelo Shakhtar. Será um belo jogo - disse o ex-são-paulino.












